100 anos do rádio: saiba qual foi a primeira rádio da Bahia

Nos 100 anos do Rádio no Brasil você vai descobrir qual foi a primeira rádio da Bahia e que está no ar até hoje.

Além de ser aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, 7 de setembro também é o centenário do rádio. Em 1922 foi realizada a primeira transmissão de radiodifusão do país com um pronunciamento do então presidente da república, Epitácio Pessoa.

continua depois da publicidade

A falência do rádio foi profetizada algumas vezes na história, mas ele sempre continuou crescendo. Na década de 50 dizia-se que era o fim do rádio com a chegada da televisão, mas ele cresceu absurdamente nesta mesma época em sua chamada “década de ouro”. Com o advento da internet e suas ramificações como streaming de músicas, podcast e outros meios dizia-se o mesmo.

Contudo, uma pesquisa da Kantar IBOPE Media de 2021 informou que nos últimos dois anos o rádio teve um crescimento de 186%. O rádio continua sendo o veículo de comunicação de maior alcance na sociedade, com cerca de 85% da audiência popular em relação a outros veículos. Além disso, as rádios se modernizaram e passaram a ter mais opções de transmissão, como na internet e suas redes sociais.

continua depois da publicidade

Qual a primeira rádio da Bahia?

A primeira emissora do estado da Bahia foi a Rádio Sociedade, que entrou no ar oficialmente em 1924, apenas 2 anos após a chegada no Brasil. Quem iniciou o projeto da rádio sociedade foram membros do Instituto Politécnico da Bahia (IPB). Neste período diversos sócios abraçaram e incentivaram o projeto. Entre os entusiastas mais dedicados estava o imigrante italiano Giovano Mercury, que por curiosidade, é bisavô da célebre rainha do Axé, Daniela Mercury.

No ano de 1940 a emissora foi vendida para os Diários Associados do mito da comunicação Assis Chateaubriand. Neste período a rádio teve um crescimento gigantesco com programas de auditório, jornalismo e muito entretenimento. Com o passar dos anos e mudanças de direção a rádio chegou a década de 70 integrando-se a TV Itapoan e o Jornal Estado da Bahia.

Já em 1997 a Igreja Universal do Reino de Deus comprou a Rádio Sociedade e a TV Itapoan, formando assim, um grupo administrado pela entidade religiosa chamado de “Grupo Record de Comunicação”. Mas, tanto a emissora de TV que passou a ser chamada de Record TV, quanto a rádio, não perderam as suas características de programas populares e informativos.

continua depois da publicidade