5 cidades que mudaram de nome na Bahia e você não fazia nem ideia

A mudança de nome inaugurava cada nova fase da história de cada uma dessas cidades.

Da sua fundação até os dias atuais, algumas cidades da Bahia mudaram de nome. A mudança ocorria a cada nova fase da história de cada um desses municípios. A seguir, confira a lista com 5 cidades do estado que mudaram de nome e que você não fazia nem ideia.

continua depois da publicidade

1. Salvador

A região onde hoje é conhecida Salvador foi fundada em 1549 pelo português Tomé de Sousa por ordem D. João III para fundar uma cidade-fortaleza. A princípio, ela recebeu o nome de São Salvador da Baía de Todos os Santos.

O termo “Salvador” é uma homenagem a Jesus Cristo, o Salvador, conforme prega o cristianismo, seguido pelos colonizadores católicos do Império Português. Já a “Baía de Todos os Santos” remete à baía de mesmo nome na qual a cidade está situada.

continua depois da publicidade

Hoje, a cidade somente é conhecida pelo termo Salvador, tendo, portanto, havido uma redução do seu nome.

2. Amargosa

Amargosa está localizada na região do Vale do Jiquiriçá, no centro-sul da Bahia. Até o final do século 19, a região era habitada pelos índios Sapuyás e Kariris. Em 21 de abril de 1877, foi criada a Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa.

A vila foi elevada à categoria de cidade em 19 de junho de 1891, quando passou a ser denominada de Amargosa.

continua depois da publicidade

3. Mucugê

Mucugê é uma das cidades da Chapada Diamantina. Sua história se inicia no século 19, época em que era parcialmente ocupada por fazendeiros que mantinham a criação de gado. Além disso, ela atraía exploradores a procura de novas jazidas de pedras preciosas.

A princípio, a região era denominada de Santa Isabel do Paraguaçu. Em 1847, ela foi elevada à categoria de vila. Em 1890, a vila passou a ser cidade, sob o nome de São João do Paraguaçu. Finalmente, em 1917, o município passou a ser denominado de Mucugê.

4. Vitória da Conquista

Localizada na região sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista é a terceira maior cidade do estado. A princípio, ela surgiu como um arraial: o Arraial da Conquista, que foi fundado em 1783 pelo sertanista português João Gonçalves da Costa.

continua depois da publicidade

Décadas depois, em 1840, o Arraial da Conquista foi elevado à categoria de vila e freguesia, passando se chamada Imperial Vila da Vitória. Em 1º de julho 1891, a Imperial Vila da Vitória passou a ser cidade, recebendo o nome de Conquista.

Em dezembro de 1943, o município passou a ser chamado de Vitória da Conquista.

5. Itacaré

Destino de muitos turistas, Itacaré é uma cidade que possui algumas das mais belas praias da Bahia. A sua origem está em uma aldeia indígena que vivia às margens do Rio de Contas.

continua depois da publicidade

Em 1530, ela passou a ser colonizada pelos portugueses. Na época, eles trouxeram consigo os jesuítas para demarcar as terras.

E foi um jesuíta, Luís da Grã, que deu início a formação de Itacaré. Por volta de 1720, ele ergueu uma capela sob a invocação de São Miguel, batizando a população com o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas.

Tal povoado somente se tornaria cidade em 1732, por obra da Condessa do Resende, Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus. A cidade somente passaria a ser chamada de Itacaré em 1931.