5 curiosidades sobre coelhos que você provavelmente não sabia

Fofinhos e cada vez mais populares como pets, esses animais ainda podem te surpreender.

Numa sociedade na qual as pessoas estão cada vez mais atarefadas e vivendo em espaços cada vez menores, ter um animal de estimação passa a ser um desafio.

continua depois da publicidade

Esses são alguns dos fatores que vêm colaborando para os coelhos crescerem em popularidade nos lares brasileiros. O lado bom é que esses animais não são tão carentes, exigem poucos cuidados e precisam de pouco espaço.

Você é uma das pessoas que está querendo essa companhia fofa e prática? Então veja abaixo algumas curiosidades que podem te fazer ainda mais apaixonado por esses dentuços simpáticos:

continua depois da publicidade

1. Grande variação de tamanho

Um coelho adulto da raça Netherland Dwarf, adulto, pode pesar apenas 800g. Por outro lado, existem raças com os mais variados pesos, até chegar no Continental Giant, que possui o recorde, com mais de 20kg.

2. Não é um roedor

Apesar de os tutores quase sempre relatarem que seus coelhos roem tudo que vêem pela frente (desde seus alimentos, passando pelos móveis e chegando até as portas e rodapés), esses animais não são oficialmente roedores.

Pertencem à família dos lagomorfos e se diferenciam, principalmente, por terem quatro dentes incisivos, dois a mais do que os ratos e capivaras, por exemplo.

continua depois da publicidade

3. Hábitos noturnos

Os coelhos não costumam fazer muita coisa durante o dia, passando as horas principalmente dentro de sua toca. Já à noite, eles ficam mais dispostos e é o momento ideal para brincarem com o tutor, portanto é ideal para quem passa a maior parte do dia fora e ainda assim quer aproveitar seu bichinho.

4. Ideal para apartamentos

Os chamados minicoelhos não costumam passar dos dois quilos e são ideais para quem mora em apartamento. São muito silenciosos, não precisam de idas frequentes ao pet shop e, além disso, não exigem grandes espaços para viverem bem.

5. Parte da astrologia

O coelho é um dos 12 signos chineses, estando ligado à proteção, sentimentalismo e sociabilidade.

continua depois da publicidade

Caso esteja pensando em ter uma dessas fofuras em casa, não se esqueça de, antes de trazê-lo, conversar com uma médica veterinária para entender direitinho quais as necessidades e principais cuidados com esses animais.