5 grandes filmes que podem ser usados na redação do Enem 2022

São grandes filmes que podem ser usados como referências na hora de construir argumentos na redação do Enem 2022.

As provas do Enem 2022 serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Com a proximidade das provas, os participantes vão ficando mais ansiosos e tensos. Um dos motivos da ansiedade e da tensão é a temida redação.

continua depois da publicidade

Muitos participantes têm dificuldades na hora de escrever a redação, porque, além de precisar apresentar uma boa gramática, eles têm que usar boas referências para construir seus argumentos. Uma forma de ter uma bagagem de boas referências é assistindo a bons filmes e lendo muitos livros.

Sabendo disso, o Tudo Bahia selecionou 5 grandes filmes que podem ser usados por você na redação do Enem 2022. Por meio de suas histórias, eles fazem críticas sociais e tocam em assuntos sensíveis à sociedade. Confira a seguir.

continua depois da publicidade

1. Aquarius

Um dos grandes filmes que podem ser usados na redação do Enem 2022 é “Aquarius”. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa acompanha Clara (Sônia Braga), uma jornalista aposentada de 65 anos e última moradora do edifício que dá título ao filme, na orla da praia de Boa Viagem, no Recife.

No decorrer da história, o espectador pode conferir o assédio que Clara sofre de uma construtora que pretende – a todo custo – comprar o prédio no qual ela mora, para erguer um edifício mais moderno no local.

2. Bacurau

“Bacurau” é mais um filme nacional nesta lista. O longa acompanha os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro.

continua depois da publicidade

Em determinado momento da história, os moradores do povoado descobrem que a comunidade não consta mais nos mapas. No decorrer da obra, eles percebem algo estranho na região: drones passeiam pelos céus do sertão e estrangeiros chegam à cidade.

Paralelo a isso, os moradores veem carros sendo baleados e cadáveres começando a aparecer. Com isso, Acácio, Domingas, Lunga, Plínio e Teresa, juntamente com outros habitantes, chegam à conclusão que estão sendo atacados.

Diante disso, o grupo precisa identificar o inimigo e se defender coletivamente das suas investidas.

continua depois da publicidade

3. Preciosa: Uma História de Esperança

Indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2010, “Preciosa: Uma História de Esperança” conta a história de Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe). Com apenas 16 anos de idade, a adolescente está grávida de seu próprio pai pela segunda vez. Além disso, sofre abuso constante nas mãos de sua mãe.

Porém, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Lá, ela recebe a orientação da Sra. Rain, sua nova professora, e começa a viagem da opressão para autodeterminação.

4. Que Horas Ela Volta?

Outro grande filme que pode ser usado na redação do Enem 2022 é o longa nacional “Que Horas Ela Volta?”. Escrito e dirigido por Anna Muylaert, o longa acompanha a história da pernambucana Val (Regina Casé).

continua depois da publicidade

Ela se mudou para São Paulo com o objetivo de melhorar as condições de vida da filha, Jéssica (Camila Márdila). Anos depois de sua mudança para a capital paulista, a sua filha lhe telefona para dizer que quer ir para a cidade prestar vestibular.

Os chefes de Val recebem a garota de braços abertos. Porém, seu comportamento começa a criar conflitos dentro da casa.

5. A Onda

Outro grande filme que pode ser usado na redação do Enem 2022 é o longa “A Onda”. Na verdade, ele sempre está na lista de filmes para ajudar os estudantes a escreverem boas redações no Enem e também nos vestibulares.

No longa, o professor Rainer (Jürgen Vogel) ganha a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático. Ele então decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede para que eles construam sua própria autocracia.

Porém, Rainer não esperava que seus alunos formassem um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista. Diante disso, Rainer e outros professores ficam sem saber o que fazer.