5 motivos para você NÃO jogar fora as folhas secas

As folhas secas são consideradas uma fonte de vida e renovação para o solo, que ajudam a natureza a manter seu constante equilíbrio.

É muito comum que as pessoas que possuem quintais ou varandas em suas casas, limpem esses ambientes diariamente. Com efeito, as folhas secas que são varridas, são destinadas ao lixo ou acabam na fogueira.

continua depois da publicidade

No entanto, o que pouca gente sabe é que, as folhas secas são um pilar para os cuidados do solo. Desse modo, quando elas se decompõem, devolvem matéria orgânica e nutrientes para a terra.

Veja a seguir 5 motivos para você não jogá-las no lixo:

continua depois da publicidade

1. Adubo de melhor qualidade

As folhas secas servem como o melhor componente natural para adubar o solo. Muitas pessoas reconhecem somente o esterco ou produtos químicos como forma de adubação. Porém, as folhas secas trituradas levam ao equilíbrio do nitrogênio do solo.

2. Protege o solo contra geadas

As folhas secas servem ainda como um protetor natural diante da queda das geadas. Com efeito, deixar as folhas secas no solo, além de devolver matéria orgânica para a terra, evita a perda de água das plantas e mantém o solo quente como proteção durante o inverno.

3. Ajuda no crescimento das plantas

Por regular a temperatura ambiente do solo, as folhas secas também melhoram o desempenho das plantas.

continua depois da publicidade

Diante disso, a medida que estas entram em decomposição, causam o enriquecimento do solo e com isso um crescimento com qualidade das plantas.

4. Gera economia

As folhas secas são obtidas sem custos. Dessa maneira, mantê-las em casa, além dos benefícios naturais ao solo, confere ao seu jardim um acabamento rústico e natural e evita que você compre terra adubada para nutrir o solo, canteiros e vasos em seu lar.

5. Compostagem

Por fim, as folhas secas também servem para a compostagem. Em suma, também elas são capazes de cobrir todas as sobras de alimentos da sua casa, sem deixar odores desagradáveis no ambiente.

continua depois da publicidade