20 praias na Bahia que você precisa visitar. Confira

É notório que, dentro do nordeste brasileiro, a Bahia ocupa uma posição privilegiada quando o assunto é turismo. É raro alguém dizer que irá à Bahia sem desejar visitar alguma das diversas praias existentes no litoral. Acompanhe este artigo e conheça pelo menos 20 praias na Bahia que você precisa visitar. continua depois da publicidade […]

É notório que, dentro do nordeste brasileiro, a Bahia ocupa uma posição privilegiada quando o assunto é turismo. É raro alguém dizer que irá à Bahia sem desejar visitar alguma das diversas praias existentes no litoral. Acompanhe este artigo e conheça pelo menos 20 praias na Bahia que você precisa visitar.

continua depois da publicidade

Mas é claro que essas 20 belas praias são apenas bons exemplos da riqueza natural da costa baiana.

Pode acontecer de a sua praia preferida ficar de fora dessa lista. Mas não se preocupe: isso apenas prova quão maravilhosa é a diversidade turística da costa baiana.

continua depois da publicidade

20 praias na Bahia: destinos lindos para conhecer

Confira abaixo a lista que preparamos para você com 20 roteiros turísticos praieiros da Bahia, sem pretensão alguma de encerrar o assunto:

  • Praia de Itacimirim
  • Praia de Costa do Sauípe
  • Praia Taperapuã, Porto Seguro
  • Praia do Espelho, Trancoso
  • Praia de Bainema, Ilha de Boipeba
  • Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
  • Praia de Ponta de Corumbau, Prado
  • Praia de Ponta de Itaquena, Trancoso
  • Praia Barra Velha, Caraíva
  • Praia do Encanto (Quinta Praia)
  • Praia da Cueira, Ilha de Boipeba
  • Praia de Havaizinho, Itacaré
  • Praia do Forte, Mata de São João
  • Praia de Jeribucaçu, Itacaré
  • Praia Taipu de Fora, Península de Maraú
  • Praia do Satu, Caraíva
  • Praia de Ponta de Castelhanos, Ilha de Boipeba
  • Praia de Taípe, Arraial d’Ajuda
  • Praia de Ponta do Mutá, Barra Grande, Península de Maraú
  • Praia de Stella Maris, Salvador

Praia de Itacimirim

Praia de Itacimirim 20 praias na Bahia que você precisa visitar. Confira!

Praia de Itacimirim. Foto: Wikimedia Commons

A praia de Itacimirim é bastante próxima de Salvador: apenas a 48 km do aeroporto da capital e a 5 km da já popular Praia do Forte.

Na Costa dos Coqueiros há ainda outros famosos destinos, a exemplo de Imbassaí, Sauípe, Mangue Seco e a já mencionada Praia do Forte.

continua depois da publicidade

Em Itacimirim, você encontrará pousadas confortáveis, bons locais de alimentação (restaurantes, bares e quiosques) e uma praia bastante preservada e tranquila. Tudo isso e muito mais te esperam nessa antiga vila de pescadores.

Praia da Costa do Sauípe

Praia da Costa do Sauípe

Praia da Costa do Sauípe. Foto: Wikimedia Commons

A Costa do Sauípe, que recebeu investimentos privados nos últimos anos (construção de resorts de luxo), possui uma praia paradisíaca. O local atrai milhares de turistas de todo o mundo a cada ano e, se você tiver condições ao vir à Bahia, não se arrependerá de visitar.

A Praia da Sauípe ainda tem a beleza da produção de artigos artesanais, algo que, sem dúvidas, tornou-se uma fonte de renda para as populações locais.

continua depois da publicidade

Além de ser uma praia onde ocorre a desova das tartarugas marinhas, pode ser excelente para a prática do surf.

Praia Taperapuã, Porto Seguro

Praia de Taperapuã

Praia de Taperapuã. Foto: Wikimedia Commons.

Mais uma das belas praias na Bahia! Porto Seguro, para quem não se recorda, foi onde tudo o que hoje se conhece como Brasil começou. É a “terra do descobrimento”. É lá que fica a badalada praia de Taperapuã!

Dissemos “badalada” por uma  razão: é uma praia ideal para quem busca não apenas bons bares, resorts ou hotéis, mas também para quem está a fim de um pouco mais de agitação.

continua depois da publicidade

Os estabelecimentos locais promovem frequentemente sessões de música ao vivo, aulas de dança na areia. Mas não se preocupe, nem tudo é balada por lá. Tranquilidade e sossego nas praias de Porto Seguro, há de sobra.

Praia do Espelho, Trancoso

Praia do Espelho

Praia do Espelho. Wikimedia Commons.

Localizada na região de Curuípe, a praia do Espelho, no litoral sul baiano, é marcante pelas piscinas naturais que se formam na beira do mar.

Também possui falésias (paredes rochosas que vão se formando conforme o processo erosivo marítimo) e coqueirais por toda a praia. Vizinha à praia do Espelho se encontra a não menos famosa praia dos Amores. O nome, por si só, já atrai…

Na região, além da transparência exuberante da água do mar e da rica vegetação, há toda estrutura hoteleira necessária para uma boa estadia, sem falar nos ótimos bares e restaurantes. Sem dúvida, uma das praias na Bahia que você deve conhecer.

Praia de Bainema, Ilha de Boipeba

Praia de Bainema

Praia de Bainema. Foto: Wikimedia Commons.

A praia de Bainema é uma das existentes na Ilha de Boipeba (vamos falar de outras nessa região ainda). Também possui piscinas naturais que podem ser acessadas no período da maré baixa.

Para quem aprecia a tranquilidade de um local com ares de sossego e deserto, Bainema é uma excelente opção. Sem falar nos coqueiros à vontade e a possibilidade de tomar banho em águas límpidas e calmas.

Há ainda espaço para prática de esportes aquáticos. Quem gosta de desbravar, pode contratar um guia para conhecer profundamente o entorno.

Praia de Moreré, Ilha de Boipeba

Praia de Moreré

Praia de Moreré. Foto: Wikimedia Commons.

Mais uma que faz parte da ilha de Boipeba, a praia de Moreré é ainda mais tranquila e agradável para os amantes do sossego no paraíso. Também possui piscinas naturais, algo já característico de Boipeba.

Moreré é o nome de uma pequena vila de pescadores e o acesso é relativamente difícil. Boa parte da viagem pode ser feita de automóvel, mas há trechos que somente são atravessados em embarcações ou aeronaves.

Nenhum turista se arrepende de visitar Moreré. Fica a dica!

Praia da Ponta do Corumbau

Praia de Corumbau

Praia de Corumbau. Foto: Wikimedia Commons.

Sabe aquela máxima de que quanto mais difícil chegar a um paraíso, melhor ele é? Pois bem, isso resume um pouco a praia da Ponta do Corumbau.

Essa praia fica em Prado e o acesso é permitido por uma pequena estrada de terra ou via barco. Também é quase deserta, ou seja, dedicada ao lazer sossegado e com muita área verde para curtir. Por ser quase desconhecida, ainda é pouco explorada pela indústria do turismo.

Até aqui você já percebeu que o litoral sul da Bahia é extremamente rico em praias paradisíacas. Portanto, a Ponta do Corumbau é mais uma prova disso, com suas belas formações arenosas e uma água super límpida.

Praia de Ponta de Itaquena, Trancoso

Praia de Trancoso

Praia de Trancoso. Foto: Pixabay.

A praia de Ponta de Itaquena fica em Trancoso. Um traço marcante da região é a reserva florestal. Felizmente, esse espaço foi demarcado como área de preservação permanente.

Em Ponta de Itaquena é certeza você encontrar uma praia de areia limpa e de uma alvura sensacional, ótima para passeios, prática de esportes ou para descanso ao tomar aquele bronzeado.

Pelas características do acesso ao local, já conhecido como de desova de tartarugas marinhas, uma ótima dica é que os turistas visitem Itaquena montados em quadriciclo, bicicleta ou juntem uma galera para fazer trilhas na região.

Praia da Barra Velha

A praia da Barra Velha, em Caraíva, está inserida numa localidade bastante especial: é lá que fica uma reserva da tribo indígena Pataxó. O acesso pode ser por bugre ou a pé.

O mar possui águas cristalinas, esverdeadas e não é agitado. Muitas embarcações de pescadores, de certa forma, dão uma beleza especial a essas águas que compõem as praias na Bahia.

Você encontra hospedagens agradáveis e bons locais para alimentação por perto, e ainda aproveita esse paraíso tropical com tranquilidade e segurança.

Praia do Encanto (Quinta Praia)

A praia do Encanto fica na ilha de Morro de São Paulo, mas não possui acesso imediato ou fácil, uma vez que é considerada uma extensão da chamada “Quarta Praia”. Ou seja, é um pouco mais afastada no ponto principal da ilha.

Para chegar até lá e se encantar é preciso atravessar um obstáculo da região: um extenso manguezal.

Mas, atenção: além de caminhar por cerca de duas horas (se for a pé) ou, se preferir, ir de charrete (um pouco mais rápido), é preciso lembrar que você precisa contar com uma maré baixa.

Praia da Cueira, Ilha de Boipeba

Praia da Cueira Boipeba

Praia da Cueira Boipeba. Foto: Wikimedia Commons.

Mais uma que faz parte da ilha de Boipeba, a praia da Cueira se sobressai pelo seu mar de águas tranquilas e limpíssimas, areia branca pura e um enfileirado extenso de coqueiros.

Também é ideal para quem busca passeios menos badalados, semidesérticos. Os cardápios marinhos são outra graça do lugar (não se esqueça de visitar as barracas locais).

Este é mais um roteiro em que não é possível ser feito de carro. Portanto, prepare-se para fazer uma breve caminhada até o local encantado.

Praia de Havaizinho, em Itacaré

Praias de Itacaré. Foto: Wikimedia Commons.

Havaizinho é mais uma das belas praias de Itacaré (as outras são Engenhoca, Camboinha e Itacarezinho). Entre as duas pontas de arrecifes e vegetação que marcam os limites da praia, barraquinhas improvisadas ocupam parte da faixa de areia.

Na maré baixa sobra um extenso espaço de areia para caminhar à vontade. O local não possui infraestrutura hoteleira ou de gastronomia avançada, mas você não irá se decepcionar com as opções que encontrará.

Outras características dessa praia: os arrecifes, uma boa faixa de vegetação nativa e poucas ondas.

Praia do Forte, em Mata de São João

Praia do Forte

Praia do Forte. Foto: Wikimedia Commons.

A praia do Forte fica nos roteiros acessíveis por meio da Linha Verde, rodovia que conecta a Bahia ao Sergipe. Isso facilita a vida dos turistas que querem apreciar as belezas naturais dos dois estados, já que dentro do nordeste, o Sergipe não fica atrás em matéria de lindas praias.

A extensão de orla dessa praia é de apenas 14km quilômetros, mas há boas opções de hospedagens e de alimentação.

Além disso, é claro que não vai faltar areais alvas, coqueirais, mar de água cristalina, reservas ambientais e até mesmo ruínas históricas para ser visitadas.

Praia de Jeribucaçu, Itacaré

Praias de Itacaré

Praias de Itacaré. Foto: Wikimedia Commons.

Mais uma da região de Itacaré, a praia de Jeribucaçu é ainda mais deserta do que algumas que citamos nesta lista.

É tudo de bom e com as mesmas vantagens já citadas para outras praias. Dá até para fazer excelente trilha.

Para quem gosta de pegar uma onda, Jeribucaçu é uma boa alternativa. Além disso, quando a maré baixa forma-se uma faixa com lagoa natural, proveniente do encontro do mar com o rio de mesmo nome.

Praia de Taipu de Fora, Península de Maraú

Praia de Taipu de Fora

Praia de Taipu de Fora. Foto: Wikimedia Commons

Taipu de Fora dista 7km de Barra Grande, possuindo um mar de colocação azulada, areias limpas e muitos coqueirais.

Para ter acesso à praia de Taipu de Fora, há o transporte local, conhecido como “jardineira”, mas para quem gosta de caminhadas, leva cerca de duas horas a pé, saindo de Barra Grande .

Há bares e barracas para você e sua galera se alimentar bem. Ah, a praia também conta com piscinas naturais e ainda é possível dar um rápido mergulho para conferir os peixes e as formações de corais.

Praia do Satu, em Caraíva

A praia do Satu (nome dado em homenagem a um habitante local, dono de quiosque), em Caraíva, também é de difícil acesso, como outras que citamos nesta nossa lista. Mas, assim como nas outras praias, essa pequena dificuldade só engrandece a beleza do lugar.

Lá você vai encontrar cenário perfeito para ter um descanso tranquilo, um mar azul maravilhoso e de ondas calmas, piscinas naturais, coqueiros, areia dourada e uma boa estrutura de barracas.

Ela fica a cerca de 30km de Trancoso, mas se o trajeto for feito a partir de Caraíva, são gastos apenas 4 km de percurso.

Praia de Ponta de Castelhanos, Ilha de Boipeba

Mais uma das praias na Bahia que você precisa conhece que ficam na Ilha de Boipeba, Ponta de Castelhanos é outra boa opção de lazer e descanso na região.

Turistas encontrarão uma reserva belíssima, com piscinas naturais, recifes de corais, peixes, um acesso também difícil que a valoriza ainda mais e um ambiente desértico que se assemelha a um paraíso tropical. Isso é só um exemplo, pois há muito mais!

Há ainda o navio espanhol Madre de Dios, naufragado por volta do ano de 1535. É possível, no verão, fazer um mergulho e ver de perto as ruínas dessa embarcação.

Praia de Taípe, Arraial d’Ajuda

Taípe fica no Litoral Sul da Bahia, tem mar azul esverdeado, dependendo do horário, uma faixa ampla de areia dourada, além de ser rodeada por uma vegetação ainda nativa.

Mas não é só isso o que te aguarda nesse cenário paradisíaco de Taípe, no Arraial d’Ajuda.

Prepare-se para conhecer as falésias de cores variadas, as barracas com os pratos típicos e até mesmo para ter um visual diferente, sobrevoando de parapente (para quem está disposto a gastar um pouquinho mais).

Ponta do Mutá, Barra Grande, Península de Maraú

Um dos pontos fortes da praia da Ponta do Mutá é o seu pôr do sol, um cenário romântico e multicolorido que embeleza o entardecer da Península de Maraú.

Fora isso, você encontra tudo de que necessita para descansar bem: areia dourada e limpa, praia de águas calmas, boas barracas e bares. O ambiente é super preservado, por ser uma praia semideserta.

O acesso a essa localidade pode ser pelo aeroporto de Ilhéus, que fica a 127km de distância da Ponta do Mutá. A partir do aeroporto, o trajeto pode ser feito por carro, transfer ou embarcação, saindo de Camamu até Barra Grande.

Stella Maris, em Salvador

Da nossa lista, talvez seja Stella Maris (“estrela do mar”, em latim) a praia mais urbana. Afinal de contas, essa praia está localizada dentro da capital, Salvador.

O mar não é lá muito tranquilo, há fortes ondas, o que facilita a diversão daqueles que gostam de praticar surf e bodyboard.

Mas quando a maré está baixa, resta uma boa faixa de areia límpida e a formação das piscinas naturais.

Pela localização da praia, infraestrutura é o que há de sobra, com toda a rede de hospedagens, gastronomia, atrações culturais e muito mais.