Hemoba leva unidades móveis para Rótula do Abacaxi e São Cristóvão

Começou hoje o atendimento das unidades móveis de coleta de sangue da Hemoba no Extra da Rótula do Abacaxi e no Salvador Norte Shopping, sendo que no último o hemóvel integra uma unidade fixa. O funcionamento das coletas será feito das 11h às 19h até o próximo sábado (14/11). E na Rótula, o atendimento será […]

Começou hoje o atendimento das unidades móveis de coleta de sangue da Hemoba no Extra da Rótula do Abacaxi e no Salvador Norte Shopping, sendo que no último o hemóvel integra uma unidade fixa. O funcionamento das coletas será feito das 11h às 19h até o próximo sábado (14/11). E na Rótula, o atendimento será só até sexta-feira, das 8h às 17h. As informações são da Assessoria de Comunicação do banco de sangue.

continua depois da publicidade

A meta da Hemoba é que cada unidade móvel alcance 60 bolsas de sangue no período de atendimento nesses pontos. Com essa quantidade, até 480 novas transfusões poderão ser feitas nos hospitais baianos. Segundo o hemocentro, as ações feitas com os hemóveis resultam em até 40% do seu estoque de bolsas de sangues durante a pandemia. Os hemóveis ainda têm sido essenciais para acesso aos doadores em projetos como o Hemoba em Casa.

Unidades Móveis

O roteiro semanal promovido pela Hemoba com os hemóveis passa por diversos centros comerciais, unidades de saúde e supermercados em regiões de grandes fluxos de pessoas. Na primeira quinzena de outubro, os carros também foram efetivos em outra campanha de mobilização realizada pela Hemoba.

continua depois da publicidade

O banco de sangue cumpre todos os protocolos de prevenção à COVID-19 nas suas ações nas ruas. Nos carros, apenas dois doadores podem entrar por vez e devem respeitar o distanciamento social. A triagem clínica é feita do lado de fora do veículo, em uma sala anexa. Todos os doadores estão sendo atendidos por ordem de chegada e os espaços comuns são frequentemente sanitizados. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras de proteção.

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue para a Hemoba é necessário que o cidadão esteja em boas condições de saúde, não podendo ter sintomas de nenhuma virose. Além disso, ele deve pesar mais de 50kg e tem que se alimentar bem antes da doação. A idade aceita pelo banco de sangue é de doadores com 16 a 69 anos. Os menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável para fazerem a coleta. Os voluntários também precisam apresentar documento de identificação original com foto, emitido por órgão oficial do Governo e válido em todo o território brasileiro.

Hemoba

A Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) surgiu em 1983 como unidade do extinto ISEB – Instituto da Saúde do Estado da Bahia, autarquia da SESAB – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Na época com o nome de Centro de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, localizado no bairro do Cabula em Salvador.

continua depois da publicidade

Segundo o site da instituição, o hemocentro tem como “finalidade de exercer as atividades de Hematologia e Hemoterapia em todo Estado da Bahia, inclusive o desenvolvimento do ensino e pesquisa, diretamente ou mediante convênios ou contratos com entidades federais, estaduais, municipais e entidades particulares de fins não lucrativos. Assim houve o crescimento de ações, universalizando, gradativamente, a assistência hematológica, a qualidade do sangue coletado e dos hemocomponentes transfundidos no Estado da Bahia”.