Programa Universidade Para Todos prorroga inscrições até sexta-feira (27)

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (UPT) foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020. Os registros são gratuitos e podem ser feitos no Portal da Educação. continua depois da publicidade O UPT é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O evento conta com […]

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (UPT) foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020. Os registros são gratuitos e podem ser feitos no Portal da Educação.

continua depois da publicidade

O UPT é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O evento conta com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

O projeto é elaborado em parceria com as universidades públicas UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB. A intenção do Programa Universidade Para Todos é facilitar o acesso de estudantes do ensino regular público ao ensino superior.

continua depois da publicidade

O programa é direcionado aos estudantes matriculados este ano (2020) no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes). Também aos alunos do 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes).  Além desses, o Programa Universidade Para Todo está aberto aos estudantes afastados (egressos) do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.

Marcius Gomes, coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, apontou que “nos últimos dez anos, o programa já possibilitou o ingresso ao Ensino Superior em diversos cursos para, aproximadamente, 27 mil estudantes. Com o decreto 20.004 de 21 de setembro de 2020, o UPT passou a ser uma política pública de Estado para fortalecer as aprendizagens e a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino estadual e municipal, para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior”.

Sobre o Programa Universidade Para Todos

Fundado em 2017, o Programa Universidade para Todos (UPT) foi criado pelo governo do estado da Bahia. O projeto é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (UNEB, UEFS, UESB, UESC).

continua depois da publicidade

O programa é uma ação desenvolvida para assegurar o acesso dos alunos do ensino médio da rede pública estadual (concluintes e egressos) ao ensino superior. Por meio de iniciativas que ajudam os estudantes a consolidar e aprofundar seus conhecimentos desenvolvidos ao longo do ensino médio, para que eles possam concorrer e participar dos processos de seleção das instituições de ensino superior.

Junto com as atividades específicas (aulas nas áreas de humanas, exatas e biológicas), o Programa Universidade para Todos desenvolve outras ações com a intenção de dar uma formação integral aos cursistas. As outras atividades incluem a realização de seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional.

Vale ressaltar que o projeto concede aos alunos o uniforme e material didático necessário. E os alunos que tiveram uma frequência igual ou superior a 75% das aulas no ensino regular, conseguem isenção da taxa de inscrição nas seleções realizadas pelas universidades do Estado da Bahia.

continua depois da publicidade