Hospital Regional de Juazeiro será duplicado, afirma Governo

O Governo do Estado da Bahia anunciou hoje, 23 de novembro, que o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) será duplicado. A instituição fica no norte do estado e terá mais 144 novos leitos após a nova construção. Segundo informações, o projeto já está pronto e a licitação da obra deve sair no início do ano […]

O Governo do Estado da Bahia anunciou hoje, 23 de novembro, que o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) será duplicado. A instituição fica no norte do estado e terá mais 144 novos leitos após a nova construção. Segundo informações, o projeto já está pronto e a licitação da obra deve sair no início do ano que vem. Quem fez o anúncio foi o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

continua depois da publicidade

A fala de Vilas-Boas foi feita enquanto o secretário visitava o Hospital Regional de Juazeiro para inspeção do local. “As obras de duplicação terão início em 2021 e, ao seu término, o hospital terá 270 leitos entre clínicos e de UTI, sendo um dos maiores da Bahia”, disse o chefe da saúde na Bahia.

Duplicação do Hospital Regional de Juazeiro

Segundo o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, o governo tem investido na ampliação e descentralização de estruturas e serviços de alta complexidade da saúde em todas regiões da Bahia. Principalmente nas áreas de cardiologia, neurocirurgia e oncologia. Em Juazeiro, foi recentemente inaugurado pelo Governo do Estado o Hospital do Câncer de Juazeiro – que é uma estrutura anexa ao Hospital Regional de Juazeiro. O investimento feito foi de R$30 milhões em obras e equipamentos.

continua depois da publicidade

“Aqui oferecemos atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento. Em breve estará disponível o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do interior baiano”, disse Fábio Vilas-Boas. No Hospital do Câncer, o equipamento que será instalado – para tratamento radioterápico – tem a capacidade de realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano.

Gestão do HRJ

A visita de Fábio foi feita ao lado do assessor corporativo das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Sérgio Lopes. A empresa será responsável pela gestão do Hospital Regional de Juazeiro, assim como já gere o Hospital Santo Antônio, em Salvador. Na unidade, são feitos por anos cerca de 3.5 milhões de atendimentos em ambulatório.

“O nosso compromisso sempre foi a excelência na gestão, acolhimento e atendimento humanizado. No momento, nesta fase inicial, faremos o inventário dos equipamentos, estoques de insumos e medicamentos, bem como análise dos contratos vigentes”, destaca Sérgio Lopes.

continua depois da publicidade

Obras na Saúde no Governo de Rui Costa

Além da duplicação do Hospital Regional de Juazeiro, o governador Rui Costa vem anunciando diversas outras obras voltadas para a saúde no estado. É o caso do Hospital do Câncer de Caetité, de um novo Hospital Ortopédico da Bahia e da criação do Hospital do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv).