Botânico descobre maior pau-brasil do país no sul da Bahia

O maior pau-brasil do país foi localizado no sul da Bahia, na cidade de Itamaraju, próximo a BR-101. A árvore tem dados impressionantes. Ao todo, ela possui 7,13 metros e estima-se que possui 500 anos de idade. continua depois da publicidade A descoberta da árvore foi feita no final do mês de novembro pelo botânico […]

O maior pau-brasil do país foi localizado no sul da Bahia, na cidade de Itamaraju, próximo a BR-101. A árvore tem dados impressionantes. Ao todo, ela possui 7,13 metros e estima-se que possui 500 anos de idade.

continua depois da publicidade

A descoberta da árvore foi feita no final do mês de novembro pelo botânico Ricardo Cardim, que foi quem fez a medição da árvore.

“Dia 22 de novembro último, nossa expedição registrou junto aos moradores locais uma enorme, quase o dobro da atual campeã, uma árvore de proporções inacreditáveis e que não existe registros conhecidos históricos ou atuais de maior. Esse pau-brasil gigante, com 7,13 metros de circunferência, tem possivelmente mais de 500 anos de vida e sobreviveu a destruição de 88% da Mata Atlântica”, postou na internet.

continua depois da publicidade

Como foi a descoberta do maior pau-brasil do país

Esta não foi a primeira descoberta do tipo feita pelo botânico. Em 2018, no mesmo munícipio, Ricardo havia encontrado uma pau-brasil com 4,30 metros de circunferência. Naquela época, acreditava-se ser o maior do país.

No entanto, em novembro de 2020, em uma visita à Itamaraju, um guia turístico da região alertou o botânico sobre a possibilidade de encontrar uma árvore ainda maior. Então, Ricardo decidiu reunir sua equipe e seguir as coordenadas dadas pelo guia. Foi lá que ele encontrou a árvore e comemorou.

“Descobrimos o maior pau-brasil do país! Uma árvore de proporções e aparente idade até então desconhecidas para a espécie. A árvore que batizou o país foi praticamente dizimada ao longo de cinco séculos de exploração predatória para produção de tintura vermelha e posteriormente arcos de violino. O pau-brasil desapareceu da Mata Atlântica, onde ocorre exclusivamente, e os poucos exemplares hoje sobreviventes são jovens e pequenos”, escreveu Ricardo Cardim em post nas redes sociais.

continua depois da publicidade

Ele concluiu afirmando que a descoberta foi inédita, principalmente pelo pau-brasil ser uma espécie vulnerável. “Uma árvore única e extremamente ameaçada e vulnerável, que precisa ser conhecida e divulgada como patrimônio mundial”, finalizou na postagem.

A madeira de pau-brasil é muito rara e tem um alto valor comercial. Por isso, o Ibama costuma fiscalizar e proteger áreas com a árvore.