Governo estadual lança projetos de economia solidária e qualificação profissional

A cidade de Porto Seguro vai receber, no próximo sábado (12/12), uma série de ações do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nas áreas de economia solidária e qualificação profissional. continua depois da publicidade A iniciativa do governo faz parte do projeto Desenvolvimento Territorial Solidário: […]

A cidade de Porto Seguro vai receber, no próximo sábado (12/12), uma série de ações do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nas áreas de economia solidária e qualificação profissional.

continua depois da publicidade

A iniciativa do governo faz parte do projeto Desenvolvimento Territorial Solidário: Estruturação e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários como Estratégia de Superação da Pobreza no Estado da Bahia, que conta com a parceria do Ministério da Cidadania.

Projetos de economia solidária e qualificação profissional

A primeira das ações a serem desenvolvidas no próximo sábado (12/12) será a entrega de equipamentos para impulsionar empreendimentos econômicos solidários da região, que acontecerá às 09 horas, na Associação dos Taxistas de Porto de Seguro, e às 14h, na comunidade indígena Juerana.

continua depois da publicidade

“O projeto vai beneficiar aproximadamente 330 pessoas da Costa do Descobrimento, especialmente de comunidades indígenas, que não são alcançadas pela política pública de economia solidária. O intuito é ampliar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento da região onde os empreendimentos estão inseridos”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães.

Além disso, na oportunidade, será realizada uma aula inaugural do projeto “Juventude em Ação”, que objetiva qualificar profissionalmente 300 pessoas, entre 15 a 29 anos, na cidade de Porto Seguro. A atividade será desenvolvida às 18h30, na quadra de esportes do bairro Frei Calixto (Baianão).

O projeto conta com investimento de R$ 250 mil do Funtrad e será executado pela Associação Arte e Cultura do Bairro Baianão (AACBB). Serão oferecidos cursos gratuitos, com duração de dez meses, nas áreas de:

continua depois da publicidade
  • Informática;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Recepção.

Empoderamento feminino

As ações que serão desenvolvidas na Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia, também incluem o lançamento do projeto “Mulheres da Costa: empreender para o bem-viver”, a partir das 9h, na Associação de Taxistas de Porto de Seguro.

Para auxiliar essa parcela da população, foram concedidos R$ 240 mil do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), com objetivo de promover a estruturação e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários geridos por coletivos de mulheres das cidades de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

A iniciativa será desenvolvida pelo Instituto Mãe Terra e prevê capacitação nas áreas de:

continua depois da publicidade
  • Associativismo, cooperativismo e empreendedorismo;
  • Prospecção de produtos;
  • Análise de mercado;
  • Planos de marketing, operacional e financeiro;
  • Rodada de negócios;
  • Entre outras.