Atividades turísticas na Bahia: crescimento de 24,4%; maior taxa do país

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as atividades turísticas na Bahia registraram um crescimento em 2020. O aumento foi de 24,4% em outubro, sendo a variação positiva mais expressiva do país para o período. continua depois da publicidade As informações foram divulgadas na última sexta-feira (11/12), através da Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo […]

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as atividades turísticas na Bahia registraram um crescimento em 2020. O aumento foi de 24,4% em outubro, sendo a variação positiva mais expressiva do país para o período.

continua depois da publicidade

As informações foram divulgadas na última sexta-feira (11/12), através da Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

Crescem as atividades turísticas na Bahia

De acordo com informações do Governo do Estado da Bahia, o aumento foi consecutivo e vem sendo observado desde setembro.

continua depois da publicidade

“O resultado evidencia que a Bahia vem se destacando nas atividades turísticas em comparação aos demais estados brasileiros, liderando a expansão do setor pelo segundo mês consecutivo, uma vez que em setembro crescemos 37,7% em relação a agosto. Vale ressaltar que neste mês de outubro crescemos novamente acima do índice nacional, que foi de apenas 7,1% nesta mesma base comparativa. Este é um setor importante na geração de trabalho e renda em todo nosso território, com empreendimentos seguindo rígidos protocolos de biossegurança”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Em termos regionais, todas as 12 unidades da federação pesquisadas tiveram recuo nos serviços voltados ao turismo, com destaque para:

  • São Paulo (-40,9%);
  • Pernambuco (-38,2%);
  • Distrito Federal (-36,3%);
  • Rio Grande do Sul (-35,8%);
  • Ceará (-35,2%).

Em razão dos impactos da pandemia do Coronavírus, o índice retraiu 34,0% na comparação com o mesmo mês do ano passado, sendo que todas as 12 unidades marcaram o mesmo ritmo de decrescimento.

continua depois da publicidade

“A Bahia está empenhada na recuperação do turismo e, em especial, da malha aérea. Os resultados já são positivos, com as companhias voltando a operar voos regulares e charters, com destaque para voos internacionais, que estão sendo retomados à medida que os visitantes entendem a seriedade das medidas adotadas pela Bahia diante da pandemia e os esforços para que os nossos destinos proporcionem um turismo seguro também do ponto de vista sanitário”, explicou o secretário de Turismo, Fausto Franco.

Bahia: turismo na pandemia

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) divulgou protocolos sanitários que devem ser adotados durante o período de turismo no verão. Uma vez que essa estação do ano que o Estado da Bahia recebe um grande contingente de pessoas de outras regiões do Brasil, representando um risco potencial para agravar o cenário de infecções do Estado.

Dentre as recomendações de segurança feitas pelo COES para combater a COVID-19, estão:

continua depois da publicidade
  • Proibição de shows e música ao vivo;
  • A restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias;
  • A delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes;
  • Estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, ao invés de salões fechados.