Recorde na produção de grãos: 10 milhões de toneladas na Bahia

O estado da Bahia bateu recorde na produção de grãos em 2020. De acordo com o décimo primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), relativo ao mês de novembro, que revisou a produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas para 10 milhões de toneladas. O que representa uma expansão de 21,5% na comparação com o […]

O estado da Bahia bateu recorde na produção de grãos em 2020. De acordo com o décimo primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), relativo ao mês de novembro, que revisou a produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas para 10 milhões de toneladas. O que representa uma expansão de 21,5% na comparação com o ano anterior.

continua depois da publicidade

O resultado histórico foi divulgado na última sexta-feira (11), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizado e analisado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, e mostra que as áreas plantadas e colhidas ficaram projetadas em 3,1 milhões de hectares.

Com isso, a produtividade média dos grãos estimada é de 3,2 toneladas por hectare, cerca de 21,9% superior ao de 2019.

continua depois da publicidade

Bahia bate recorde na produção de grãos em 2020

Mesmo com um cenário de pandemia, a Bahia conseguiu se destacar no setor e ampliar sua produção de grão em 2020.

“Este é um resultado animador, ainda mais se tratando de um ano em que enfrentamos esta terrível pandemia do coronavírus, com este setor contribuindo para o abastecimento das famílias e para o aquecimento da nossa economia. Portanto é a maior expansão da nossa produção agrícola desde o início da série histórica do IBGE, o que notadamente comprova a eficiência das políticas públicas do Governo do Estado de estímulo à produção agrícola”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Confira os resultados por produto:

continua depois da publicidade
  • A soja ficou estimada em cerca 6,1 milhões de toneladas;
  • A safra de milho foi revisada mais uma vez, projetada em 2,6 milhões de toneladas;
  • A produção de algodão foi mantida em torno de 1,48 milhão de toneladas;
  • A produção do feijão ficou mantida em 290 mil toneladas;
  • A produção total de café ficou estimada em 246 mil toneladas;
  • A lavoura da cana-de-açúcar manteve projeção de 5,1 milhões de toneladas;
  • A estimativa de cacau ficou mantida em 118 mil toneladas;
  • A produção total de café ficou estimada em 246 mil toneladas
  • A produção de mandioca teve projeção de 963 mil toneladas;
  • A previsão para cebola é 302,4 mil toneladas;
  • A estimativa para o tomate ficou em 241,2 mil toneladas.

Feira Baiana de Agricultura Familiar vai até este domingo (13/12)

Segundo o censo agro 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 77% dos principais gêneros alimentícios consumidos pelos baianos são produzidos por cerca de 600 mil agricultores familiares do estado. Com o objetivo de promover a comercialização desses produtos que é feita a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Dentre os mais de 600 produtos que estão sendo comercializados na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar que vai acontecer até este domingo (13/12), a Cachaça Abaíra Prata, que ganhou medalha de ouro na Expocachaça 2020, estará à disposição do público nessa edição do evento. Saiba mais detalhes aqui!