Bahia: Governo estadual vai abrir mais de 2 mil novas vagas em escolas

O Governo do Estado da Bahia informou que construirá novas escolas de tempo integral na cidade de Salvador, capital do estado. As duas primeiras unidades previstas vão abrir 2.360 novas vagas em escolas, que serão implantadas no Imbuí e em Sussuarana. O investimento é da ordem de R$ 40 milhões. continua depois da publicidade A […]

O Governo do Estado da Bahia informou que construirá novas escolas de tempo integral na cidade de Salvador, capital do estado. As duas primeiras unidades previstas vão abrir 2.360 novas vagas em escolas, que serão implantadas no Imbuí e em Sussuarana. O investimento é da ordem de R$ 40 milhões.

continua depois da publicidade

A visita do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Sérgio Silva, gestores escolares e técnicos estaduais, marcou a autorização para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo e a construção das unidades escolares.

“Esta é uma demanda que já vínhamos conversando com os gestores e a comunidade escolar das duas escolas para mantermos a mesma oferta para os estudantes com a unificação. São duas escolas que vêm mostrando um bom desempenho na aprendizagem e terão à sua disposição uma estrutura de alto padrão, com quadra poliesportiva coberta, auditório, campo society, laboratórios e biblioteca. Também é muito importante ressaltar esta parceria com a Conder, que busca qualificar a estrutura das escolas para garantir aprendizagem de nossos estudantes”, explicou Jerônimo Rodrigues.

continua depois da publicidade

Além disso, o presidente da Conder, Sérgio Silva, afirmou que será uma obra orquestrada em conjunto com a Secretaria de Educação, “cujo modelo de contratação integrada adotado possibilitou a oferta de soluções e tecnologias inovadoras pela empresa vencedora do processo licitatório, tendo a sustentabilidade como premissa na construção, o que permitirá maior eficiência na gestão e operação dos equipamentos, além de uma economia dos recursos públicos”.

Unidades de Imbuí e de Sussuarana

As escolas do Imbuí e de Sussuarana terão capacidade para receber de 960 a 1,4 mil estudantes, respectivamente.

Os colégios contarão com edificações com dois e três pavimentos, incluindo salas climatizadas, laboratórios, auditórios, bibliotecas, refeitórios na área interna, quadras poliesportivas cobertas, campos de futebol com gramado sintético, vestiários e áreas de convivência ao ar livre nas áreas externas.

continua depois da publicidade

Novas vagas em escolas: outras unidades

Outras seis escolas de tempo integral serão abertas na capital baiana, cujas obras de implantação ficarão sob a responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura e Edificações Públicas da Conder, estão previstas para os bairros da Vila Canária, Lobato, Estrada das Barreiras, Jardim Cajazeiras, Paripe e São Cristóvão.

Entre as inovações previstas, estão as medidas que visam à racionalização no consumo e reuso de água, reaproveitamento com coleta e armazenamento das águas pluviais, utilização de fonte alternativa e geração de energia limpa, além de soluções que visam maior conforto ambiental, como a utilização de telhas termoacústicas nos auditórios, e a racionalização de recursos naturais no processo construtivo, adotando a estrutura de concreto pré-moldado.