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Primeira via do título de eleitor e alistamento militar poderão ser feitos através do SAC Digital

Os dois serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e Diretoria do Serviço Militar foram incorporados à plataforma digital do estado e expandem as opções.

Cada vez mais a tecnologia e as facilidades estão chegando aos cidadãos baianos. Agora através do Portal Oficial do Estado foi divulgado que os baianos poderão realizar o cadastramento da primeira via do título de eleitor e até o alistamento militar obrigatório.

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Os dois serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e Diretoria do Serviço Militar foram incorporados à plataforma digital do estado e expandem as opções que o cidadão tem para ter mais agilidade, rapidez e opções de resolver tudo sem precisar sair de casa, principalmente, em período de pandemia, quando se evita aglomerações.

Os serviços são acessados através do SAC Digital, disponível na internet no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br e, também, através do aplicativo para celulares disponíveis para sistemas operacionais Android e IOS. Tanto no site como no aplicativo o processo é muito intuitivo e numa simples busca no campo de pesquisa já direciona o cidadão ao serviço desejado.

1ª via título de eleitor

Para solicitar a primeira via do título de eleitor é necessário, como previsto em lei, ter acima de 16 anos, sendo, portanto, necessário informar seus dados, tais como: RG, local de nascimento, e-mail e demais dados pedidos no momento do cadastro. Também será pedido uma foto do solicitante (selfie) com o documento de identificação com foto (RG) ao lado do rosto. Também serão solicitadas outras imagens do documento e comprovante de residência.

Vale ressaltar que assim como no cartório é pedido o comprovante de alistamento militar para homens entre 18 e 45 anos, também, será requisitado do cidadão que estiver fazendo o pedido pela primeira vez através da plataforma e possuir a respectiva faixa etária.

Alistamento militar

Quem buscar pelo serviço de alistamento militar na plataforma do governo do estado, será redirecionado, automaticamente, para o portal do governo federal. Em seguida o mesmo terá que informar, através de formulário, seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e demais dados pedidos no formulário. Dentro do mesmo portal é possível solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Plataforma SAC Digital

O governo do estado da Bahia lançou em 2018 o SAC Digital que já conta com mais de 370 opções de agendamento de serviços no estado e, ainda, quase 50 serviços digitalizados. Para utilização da plataforma o cidadão precisa, obrigatoriamente, realizar um cadastro que pode ser feito em poucos minutos. De acordo com dados do governo estadual, já são mais de 3,5 milhões de inscritos.

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