Aulas semipresenciais têm início em escolas da Bahia; saiba mais

Aulas tiveram início na Bahia nas escolas estaduais, nesta segunda-feira (09/08), para estudantes do ensino fundamental.

As aulas semipresenciais tiveram início na Bahia. Dessa vez, 125.481 estudantes do ensino fundamental na rede estadual já puderam retomar às salas de aula. Há três semanas foi a retomada das aulas para os estudantes do ensino médio.

continua depois da publicidade

De acordo com informações do governo do estado da Bahia, a retomada das aulas nas unidades escolares seguiram todos os protocolos de biossegurança, como uso obrigatório da máscara, distanciamento social, aferição da temperatura e uso do álcool em gel 70%.

Aulas semipresenciais têm início em escolas da Bahia

Assim como a volta das aulas para os alunos do ensino médio, as turmas do ensino fundamental estão divididas pela metade. Dessa forma, metade dos aluno frequenta as aulas presenciais na segunda, quarta e sexta, e a outra metade na terça, quinta e sábado. Quando não estiverem em sala de aula, participarão das atividades remotas.

continua depois da publicidade

A Secretaria Estadual de Educação informou os estudantes vão receber máscaras de proteção contra a COVID-19 e uma nova camisa da farda. Além disso, a alimentação também já está sendo reforçada com a oferta de duas refeições por turno letivo.

Ainda como medida de garantir o acesso à educação, o governador do estado, Rui Costa (PT), autorizou a ampliação da carga horária dos professores de 20 horas para 40 horas semanais. “Vamos também zerar o chamamento do concurso de 2019 e vamos declarar o concurso encerrado. Ainda convocaremos professores no regime REDA para suprir as vagas existentes nas escolas”, disse.

Aulas presenciais foram suspensas em março de 2020

As aulas presenciais no estado da Bahia foram suspensas desde março de 2020, quando havia somente 10 casos confirmados do novo coronavírus.

continua depois da publicidade

Agora em 2021 o governador já liberou as aulas semipresenciais (hibridas), eventos públicos com até 100 pessoas e flexibilizou o toque de recolher nos municípios baianos.

Conforme dados atualizados de 09 de agosto de 2021, 6.692.312 pessoas receberam a vacina em 1ª dose na Bahia, o que representa 44,82% da população. Já aqueles que estão completamente imunizados somam 3.066.927 ou 30,16% da população.