Bahia: prazo da validade dos concursos pode continuar suspenso

A Assembleia Legislativa da Bahia iniciou debate para manter a suspensão do prazo de validade dos concursos públicos no estado.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), sancionou em 2020 a lei suspende os prazos de validade de concursos públicos já homologados no estado da Bahia durante a pandemia do novo Coronavírus. A Assembleia Legislativa da Bahia, em 2021, já se articula para prorrogar a suspensão.

continua depois da publicidade

Os deputados estaduais na Bahia iniciaram uma discussão nesta terça-feira (10/08), sobre o Projeto de Lei nº 24.214/2021, do Poder Executivo que ajusta a Lei n° 14.281, de 28 de agosto de 2020.

Validade dos concursos públicos na Bahia

Durante leitura do Projeto de Lei, o deputado Alan Sanches (DEM) pediu uma nova análise do projeto. Dessa forma a votação foi adiada e os parlamentares terão até esta quinta-feira (12/08) para debater sobre o texto.

continua depois da publicidade

É importante esclarecer que o objetivo de manter suspenso o prazo de validade dos concursos públicos no estado da Bahia é de acompanhar a manutenção o estado de calamidade pública em saúde, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O que diz a Lei n° 14.281?

A Lei Complementar determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que tenham sido afetados pela calamidade pública, em razão da pandemia de COVID-19, ficam proibidos de admitir e, também, contratar pessoal até o dia 31 de dezembro de 2021.

Dentro dessa regra, algumas exceções são permitidas, confira:

continua depois da publicidade
  • Contratação de profissionais temporários com objetivo de atender necessidade de excepcional interesse público;
  • Repor cargo de direção, chefia, assessoramento, desde que não acarretem aumento de despesa;
  • Contratações de profissionais temporários para prestação no serviço militar;
  • Reposições de profissionais em razão de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios.

A referida lei vai permanecer vigente enquanto perdurar o estado de calamidade pública, determinado pelo Decreto Legislativo nº 2.041, de 23 de março de 2020.