Programa Bolsa Presença, na Bahia, terá segunda etapa de repasses

O benefício Bolsa Presença é pago todos os meses para famílias que estão dentro dos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado.

O Bolsa Presença foi prorrogado pelo Governo do Estado da Bahia. Agora, o benefício será pago por mais três meses para as famílias dos estudantes da rede estadual de educação, que são inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e vivem em condições de vulnerabilidade social.

continua depois da publicidade

A segunda etapa do benefício do Bolsa Presença, que faz parte do programa Estado Solidário, foi realizada através da portaria Nº1522/21 publicada, no dia 30 de setembro. Os pagamentos terão início neste mês de outubro e vão até dezembro de 2021.

O governador Rui Costa explicou os motivos de ampliar por mais três meses o benefício. “Muitas famílias estão passando dificuldades com o aumento da extrema pobreza no país. A prorrogação deste benefício vai contribuir para que os estudantes possam continuar indo à escola e mantendo a sua frequência escolar”, disse Rui ao portal do governo.

continua depois da publicidade

Bolsa Presença

O benefício Bolsa Presença é pago todos os meses para famílias que estão dentro dos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado para os estudantes. O valor é de R$ 150 e o próximo crédito está programado para o dia 10 de outubro. Devem ser destinados para 311 mil famílias de 357 mil estudantes na Bahia.

Para aderir ao programa, o estudante precisa estar matriculado em uma escola da rede estadual. O crédito tenta estimular a permanência do estudante e garantir que ele participe do processo de aprendizagem. Importante explicar que a adesão ao Bolsa Presença será feita pelo aluno quando esse tiver maior idade ou através do responsável legal.

Será preenchido e assinado um Termo de Compromisso na escola onde está matriculado. De acordo com o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância de manter o aluno na escola através do programa.

continua depois da publicidade

“O Bolsa Presença é um auxílio financeiro que faz muita diferença na vida das famílias dos estudantes, que podem usar para suprir necessidades da família. E o mais importante é apoiar os estudantes para que eles permaneçam na escola”, concluiu.