Programa na Bahia oferta mais de 150 mil vagas em cursos de qualificação

Os cursos oferecidos pelo Programa na Bahia têm duração média de três a cinco meses. O prazo de inscrições se encerra no dia 19 de outubro.

No último sábado (02/10), foram abertas mais de 150 mil vagas para cursos de qualificação do Programa “Educar Para Trabalhar”, na Bahia. O prazo de inscrições se encerra no dia 19 de outubro e os cadastros podem ser feitos pelo portal da Educação.

continua depois da publicidade

Essa iniciativa é um programa na Bahia que integra políticas públicas de assistência estudantil do Governo, com a intenção de promover qualificação profissional aos estudantes do Estado. Isso por meio de cursos que facilitação sua inserção no mercado de trabalho.

Os cursos são estruturados de acordo com as demandas dos setores produtivos dos Territórios de Identidade da Bahia. Nesse edital, estão sendo ofertados 43 cursos de 10 Eixos Tecnológicos, em EAD (Educação à Distância), de Formação Inicial e Continuada (FIC).

continua depois da publicidade

Para poder se inscrever no Programa Educar Para Trabalhar, é necessário ser um estudante regularmente matriculados no Ensino Médio ou da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino em 2020/2021.

Esse certame também abre oportunidades aos egressos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino, que tenham finalizado os estudos no período entre os anos de 2016 a 2020.

O sorteio eletrônico para as vagas será realizado no dia 20 de outubro e o período de matrículas começa no dia 24 de outubro e vai até o dia 7 de novembro.

continua depois da publicidade

O início das aulas se dará em duas etapas: no dia 8 de novembro, para os alunos de primeira entrada, e, para os estudantes de segunda entrada, no dia 7 de fevereiro de 2022.

Programa “Educar para Trabalhar” na Bahia

Os cursos oferecidos pelo Programa na Bahia têm duração média de três a cinco meses e serão ministrados em parceria com o Sistema S do Senac, o Senai e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Alguns dos cursos ofertados pelo Educar Para Trabalhar são:

continua depois da publicidade
  • Administrador de Banco de Dados;
  • Agente Cultural;
  • Agente de Gestão de Resíduos Sólidos;
  • Agente de Informações Turísticas;
  • Almoxarife de Obras; Assistente de Logística;
  • Assistente Financeiro;
  • Cerimonialista;
  • Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos;
  • Organizador de Eventos; e
  • Produtor Cultural.