Aulas 100% presenciais são retomadas na rede estadual da Bahia

As aulas presenciais são retomadas após um ano e sete meses da suspensão em razão da pandemia de COVID-19. Saiba mais.

As aulas presenciais foram retomadas nesta segunda-feira, 18 de outubro de 2021, pela rede estadual de ensino no estado da Bahia. O estado teve o retorno das aulas, 100% presenciais, depois de um ano e sete meses da suspensão. A expectativa é de que 900 mil estudantes compareçam às salas de aula em todo o estado.

continua depois da publicidade

Apesar da retomada, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) protocolou uma ação junto ao Ministério Público, contrário ao retorno, sob justificativa de que o estado não possui estrutura para cumprir as medidas sanitárias.

Aulas presenciais são retomadas na Bahia

O ano letivo 2020/21 da rede estadual de ensino terá seguimento da sua terceira fase. Inicialmente, as aulas foram realizadas de forma remota, depois o ensino ficou em sistema hibrido, como aulas semipresenciais, e agora tem sua retomada 100% de forma presencial.

continua depois da publicidade

A rede estadual de ensino da Bahia conta atualmente com 900 mil estudantes, distribuídos por 1.089 unidades escolares. De acordo com informações do governo do estado, as escolas passaram por mudanças estruturais, para adequação ao período de pandemia, na ordem de R$ 305 milhões.

Para garantir o retorno dos alunos às aulas, o governo ampliou, até o mês de dezembro, a concessão do Programa Bolsa Presença, que disponibiliza R$ 150 por mês para famílias de estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

Protocolos de segurança

Como parte das ações para garantir a segurança dos alunos, professores e demais envolvidos com o retorno das aulas presenciais, o governo vai testar até 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual.

continua depois da publicidade

O objetivo é de monitorar, identificar e isolar os casos de COVID-19 na comunidade escolar. O projeto ‘Partiu! #Testagem nas Escolas’ terá a duração inicial de três meses.

Além do rastreamento em pessoas assintomáticas, cada escola deverá ter sua estratégia para monitorar possíveis sintomas. Para isso, o engajamento da comunidade escolar e uma rede de apoio dos pais é essencial.

O uso de máscaras, higiene frequente das mãos e o distanciamento social são as medidas básicas, conhecida por todos, para evitar a disseminação da COVID-19.

continua depois da publicidade