IPVA 2022: confira descontos e datas de pagamento para a Bahia

O estado da Bahia está concedendo até 20% de desconto no pagamento antecipado do valor integral do IPVA até o dia 10 de fevereiro.

A Bahia, assim como em outros estados, também adotou medidas para ajudar os proprietários de veículos automotores a pagarem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA neste ano de 2022. O estado está concedendo até 20% de desconto no pagamento antecipado do valor integral até o dia 10 de fevereiro. Outra medida tomada pelo governo do estado, e que ajuda na hora de realizar um controle das contas, é o parcelamento do imposto em até cinco parcelas.

continua depois da publicidade

O proprietário de veículo que ainda optar por pagar todo o valor na primeira das cinco cotas do parcelamento, por sua vez, poderá obter um desconto de 10%. Essa data varia conforme o final da placa do veículo. De acordo com o governo do estado, essas medidas visam ajudar os baianos diante da alta da inflação que tem aumentado no país.

O governador Rui Costa (PT) afirmou, em um post numa rede social, que os descontos proporcionados em 2022 são o dobro do ano passado. Desde alguns anos, o governo adotou o desconto de 10% para aqueles que pagavam o IPVA em fevereiro e para quem pagava na primeira das três parcelas ganhava 5% de desconto.

continua depois da publicidade

Agora, além de dobrar o valor do desconto, ainda foi ampliado o número de parcelas para cinco vezes. O parcelamento em até cinco vezes poderá ser realizado a partir do mês de março, pois é quando terá início o calendário que torna fixo todos os prazos existentes para dar início aos pagamentos. Esse calendário segue o número final das placas dos veículos.

No país, o IPVA teve um aumento puxado pela valorização dos carros usados devido à escassez de componentes eletrônicos para veículos novos, somados à elevação da taxa inflacionária e a valorização do dólar. Todos esses fatores fizeram pesar mais no bolso do brasileiro o imposto para veículos. O estado da Bahia possui uma frota tributável de cerca de 2,2 milhões de veículos. Conforme os dados do fisco no estado, o IPVA corresponde a segunda maior arrecadação tributária na Bahia.