Bolsa Família: entenda como tirar extrato dos pagamentos

É possível fazer a consulta do extrato por meio dos aplicativos do Bolsa Família e Caixa Tem. Veja outras possibilidades em nossa matéria.

Criado pelo Governo Federal, o programa Bolsa Família é destinado para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza. O auxílio é atualmente pago para mais de 14 milhões de famílias brasileiras que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). As famílias que têm direito ao benefício podem verificar o extrato com o valor creditado todos os meses.

continua depois da publicidade

É possível fazer a consulta por meio dos aplicativos do Bolsa Família (Android e iOS) e Caixa Tem (Android e iOS). Para obter mais informações sobre como realizar o cadastro e como usar o cartão do Bolsa Família, é só acessar o site da Caixa. Lá, também você vai encontrar outros programas sociais do Governo Federal.

Outra maneira de consultar se o benefício já está disponível para saque é através do atendimento Caixa ao Cidadão, especificamente pelo número: 0800-726-02-07. O beneficiário, após discar o número, vai digitar digite 2 e, em seguida, 2 novamente. Por fim, será necessário informar o NIS (Número de Identificação Social).

continua depois da publicidade

Caso não consiga consultar o extrato através do aplicativo ou telefone, outra forma é comparecer numa agência bancária da Caixa com o cartão do Bolsa Família. Esse cartão é emitido pela Caixa em nome da pessoa responsável pela família, preferencialmente a mulher. Geralmente, ele é enviado pelos Correios para o endereço informado no CadÚnico.

As informações de como utilizar o cartão são enviadas para a residência do beneficiário. É preciso ficar atento e ler o panfleto informativo, que tem as seguintes instruções:

  • Como funciona o cartão;
  • Datas de recebimento do benefício;
  • Como retirar o extrato através do cartão.

Quais são os critérios para receber o benefício do Bolsa Família?

  • Família precisa ser incluída pela prefeitura no Cadastro Único dos Programas Sociais;
  • Ser selecionado pelo Ministério da Cidadania;
  • Gestantes precisam comparecer às consultas de pré-natal, seguindo o calendário do Ministério da Saúde;
  • Participar das atividades oferecidas pelo Ministério da Saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável, quando é inclusão de nutrizes (mães que estão amamentando);
  • O cartão de vacinação das crianças entre 0 e 7 anos precisa ser mantido em dia;
  • Mulheres na faixa de 14 a 44 anos precisam ter um acompanhamento da saúde;
  • As crianças de 6 a 15 anos precisam ter uma frequência mínima de 85% e os adolescentes na faixa de 16 a 17 anos precisam ter uma frequência de 75%.