Propaganda ENEM 2020 causa alvoroço na internet

O Ministério da Educação lançou propaganda ENEM 2020 com datas de inscrição e realização da prova e causou revolta dos internautas.

Nesta segunda-feira (4), uma propaganda ENEM 2020 lançada no Youtube, redes sociais e na televisão gerou revolta dos estudantes de todo o Brasil. O anúncio feito pelo Ministério da Comunicação carrega o lema “a vida não pode parar” e afirma que o Exame Nacional do Ensino Médio não será impedido de acontecer pela pandemia de coronavírus.

continua depois da publicidade

Por causa disso, o ministro Abraham Weintraub foi bastante criticado pelos internautas que consideraram a campanha um descaso com pessoas menos favorecidas. A propaganda ENEM 2020 reuniu quatro adolescentes para convocar os estudantes a continuar se preparando para a prova anual. Uma das meninas diz que é preciso “estudar, de qualquer lugar, de diferentes formas, pelos livros, pela internet, com a ajuda a distância dos professores”.

Contudo, grande parte da população brasileira não tem acesso à internet, o que dificulta pesquisas e contato com os professores. “A mensagem da propaganda do ENEM é direta: se você têm condições de se proteger do vírus e estudar no conforto de casa ESTUDE, se não tem acesso à internet pra estudar, ter aulas EAD e se manter na pandemia, você que lute. É absurdo o descaso do governo com os mais vulneráveis!”, postou Manuela d’Ávila, jornalista e política, em sua conta do Twitter.

continua depois da publicidade

Essa rede social foi a mais usada para demonstrar o descontentamento geral. A propaganda ENEM 2020 foi um dos assuntos mais comentados no início dessa semana, entrando para os Trending Topics do Twitter. Um dos questionamentos levantados no vídeo do Ministério da Educação é “e se uma geração de novos profissionais fosse perdida?” fazendo referência ao isolamento social, medida nacional de combate à pandemia.

Datas do ENEM 2020

Visto que o Brasil se encontra em estado de emergência por causa da COVID-19, muitos processos seletivos, vestibulares e concursos foram suspensos ou cancelados. Atualmente, já foram contabilizadas quase oito mil mortes pela doença no país e o foco principal é a cidade de São Paulo. Desde março as escolas públicas e particulares fecharam as portas para evitar aglomerações.

No entanto, a propaganda ENEM 2020 deu as datas de inscrição para os estudantes: 11 a 22 de maio. O vídeo ainda traz uma novidade: ENEM digital. Dessa forma, os vestibulandos poderão optar pelas provas impressas ou digitais que acontecerão, respectivamente, nos dias 1º e 8 de novembro e 22 e 29 de novembro.

continua depois da publicidade