ICAO possui diretrizes de saúde para setor aéreo

ICAO lançou documento com o objetivo de evitar que pessoas se contaminem durante pandemia do novo coronavírus ao usar serviços aéreos.

A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) tornou público no dia 01 de junho diversas recomendações de saúde para a aviação civil. O objetivo é que o setor possa operar da melhor maneira possível mesmo com a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

continua depois da publicidade

Portanto, entre as recomendações estão a desinfecção de aeronaves e o uso de máscaras pelos passageiros e prestadores de serviços. Ainda há a recomendação de medição de temperatura. A organização Mundial da Saúde (OMS) auxiliou a ICAO durante o desenvolvimento do documento. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) também participou.

Agora, os passageiros terão de apresentar uma prova de que estão saudáveis. Atestados médicos precisam ser levados e mesmo assim a temperatura será medida. O check-in presencial deve ser evitado e o online receber prioridade. O objetivo é evitar aglomerações e consequentemente o contato entre as pessoas.

continua depois da publicidade

O uso de jornais e revistas serão proibidos pois são considerados objetos que podem transmitir o vírus pelo contato. As compras no free shop passarão por limitações de quantidade e de produtos. Os alimentos devem ser pré-embalados. Até mesmo a ida no banheiro será regulada para evitar filas. Dentro dos terminais haverá respeito ao distanciamento social.

Ao mesmo tempo, é interessante notar que o documento não fala sobre o quesito vendas alternadas de assentos, matando uma distância razoável entre os viajantes. Ou seja, apesar de evitar aglomeração no aeroporto, dentro da aeronave os passageiros ficarão próximos. A justificativa seria a lucratividade do voo.

É válido dizer que nenhuma das medidas é obrigatória. Porém, como foi elaborado pela ICAO e teve a participação da IATA é provável que a adesão por parte das nações seja alta.

continua depois da publicidade

Mais sobre a ICAO

A ICAO é uma agência da ONU que foi criada em 1947. Entre suas funções estão a organização e criação de regras e técnicas para transporte aéreo internacional. Além disso, a ICAO busca promover economia, eficiência e segurança. A sede da agência fica localizada na cidade de Montreal, no Canadá.

A ICAO também possui equipes especiais de assistência. Nela, diversos consultores e especialistas na área vão a vários países do mundo com o objetivo de auxiliar ou mesmo desenvolver a operação aérea de aviação civil. A agência também oferece bolsas de estudos com cursos de aviação.