STJ foi hackeado e teve que adiar julgamentos e outras demandas

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) informou que foi alvo de um ataque hacker no dia 3 de novembro (última terça-feira). Segundo informações da Agência Brasil, a presidência do tribunal teve que acionar a Polícia Federal para investigação do caso. O STJ foi hackeado durante a tarde e isso fez com que diversos julgamentos fossem […]

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) informou que foi alvo de um ataque hacker no dia 3 de novembro (última terça-feira). Segundo informações da Agência Brasil, a presidência do tribunal teve que acionar a Polícia Federal para investigação do caso. O STJ foi hackeado durante a tarde e isso fez com que diversos julgamentos fossem interrompidos.

continua depois da publicidade

Os julgamentos aconteciam simultaneamente por meio de videoconferências nas seis turmas do Supremo Tribunal de Justiça. Todos os sistemas de informática, inclusive o portal oficial do órgão, estavam fora do ar até a manhã de quarta-feira (4/11). Por conta disso, o STJ suspendeu todos os prazos processuais até a próxima segunda-feira, dia 14.

Por meio de nota o STJ informou que: “As demandas que importem em perecimento de direito (demandas urgentes, como liminares em habeas corpus) estarão centralizadas na presidência do STJ por igual prazo. As petições podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected]

continua depois da publicidade

STJ foi hackeado e pediu que servidores não entrem no sistema

O Supremo Tribunal de Justiça aconselhou, após o ataque de hackers, que seus ministros e servidores não utilizem nenhum computador ligado aos seus sistemas informatizados. Pelo menos até que a segurança das conexões seja refeita. Os colaboradores do tribunal estão todos em regime de teletrabalho por conta do distanciamento social necessário em meio à pandemia de COVID-19.

Por conta da situação vários adiamentos foram feitos, por exemplo, a análise de recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. Seus advogados pedem no recurso que o regime de cumprimento da pena seja em regime mais brando e que a multa seja reduzida.

Um pedido do Google contra o cantor Ney Matogrosso também foi adiado, o artista havia solicitado – e ganhado – a retirada de links que o ligam ao deputado Kim Kataguiri (DEM) e ao impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Ainda não há previsão para que os julgamentos sejam retomados pela Corte.

continua depois da publicidade

“Todas as sessões de julgamento, virtuais e/ou por videoconferência, estão suspensas ou canceladas até restabelecida a segurança do tráfego de dados nos nossos sistemas”, informou o STJ.

Tribunal da Cidadania

O STJ é conhecido por Tribunal da Cidadania já que se originou a partir da Constituição Cidadã. O órgão é um dos principais do Poder Judiciário do Brasil e tem como missão uniformizar as interpretações da legislação federal brasileira. Cabe a ele julgar em última instância matérias que fujam à Justiça do Trabalho, Eleitoral e Militar.