Tudo Bahia
Portal de Notícias

Nove marcas de azeite têm venda proibida pelo Ministério da Agricultura

O motivo da proibição das vendas das nove marcas de azeite é suspeita de falsificação nos rótulos.

Deu ruim para nove marcas de azeite comercializadas no Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nove empresas estão sendo proibidas de comercializar seus produtos investigados como fraudados e falsamente declarados como azeite de oliva extra virgem.

As investigações realizadas pela Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), apontam que os produtos vendidos como azeite de oliva extra virgem eram, na verdade, óleo de soja.

Dessa forma, o Mapa proibiu a venda dos produtos e já comunicou a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) sobre a decisão.

Nove marcas de azeite têm venda proibida pelo Ministério da Agricultura

Segundo peritos, as marcas retiradas do mercado por investigação de rótulos fictícios são:

  1. Casalberto;
  2. Conde de Torres;
  3. Donana (Premium);
  4. Flor de Espanha;
  5. La Valenciana;
  6. Porto Valência;
  7. Serra das Oliveiras;
  8. Serra de Montejunto;
  9. Torezani (Premium).

Nesses casos, peritos do Mapa informaram que “os investigados criavam as marcas, supostamente importadas, e colocavam para venda no mercado nacional”.

O coordenador-geral de Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso, explicou que “a adulteração e falsificação de azeite de oliva não se trata exclusivamente de fraude ao consumidor, mas de crime contra a saúde pública”.

Os supermercados que eventualmente tenham comercializado estes produtos devem comunicar a Superintendências Federais de Agricultura em seus estados. Os itens devem ser destruídos, seguindo todos os protocolos ambientais e recicláveis.

“O descumprimento à proibição poderá acarretar multa ao detentor da mercadoria, denúncia ao Ministério Público Federal para eventual responsabilização civil e criminal e formalização de Boletim de Ocorrência à Polícia Civil indicando o responsável do estabelecimento comercial”, informa o Mapa.

LEIA TAMBÉM

Novo GOLPE é aplicado contra inscritos do Bolsa Família; veja como se proteger

Ao que tudo indica, criminosos começaram a aplicar golpes contra beneficiários do Bolsa Família. O Dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, informou que o link malicioso ainda está ativo e já…

Lei do Saneamento Básico determina metas para 2033

Em julho deste ano (2020) foi firmada a Lei do Saneamento Básico. Ela determina que até 2033 o Brasil precisa conseguir atender 99% de sua população com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Dados do…

Confie AQUI: ferramenta para saber se um site de compra é confiável

A Black Friday 2020 deve atrair milhões de brasileiros que entrarão em diversos sites de compras online. Alguns, poderão ser vítimas de golpes ao entrarem em endereços falsos ou comprarem produtos que não estão em…

“Pergunta para o vírus”, comenta Bolsonaro sobre prorrogação do auxílio emergencial

Durante uma conversa com grupo de apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) expressou a expectativa de que não seja necessário prorrogar o pagamento do auxílio emergencial. O presidente acredita que o novo…

Suposta extensão do pagamento do auxílio emergencial é negada por Paulo Guedes

Sob orientação de assessores que trabalham em gabinetes do Palácio do Planalto, afiliados da ala política estão levantando rumores de o Congresso possivelmente prolongar o pagamento do auxílio emergencial até, no mínimo,…

5 sites e aplicativos para sortear amigo secreto

Com o fim do ano se aproximando, vem chegando as festas e confraternizações. Uma das tradições mais recorrentes entre famílias, amigos e colegas de trabalho é o amigo secreto, também chamado de amigo oculto em alguns…

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais