Como vão funcionar as agências bancárias na virada de ano?

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) as agências bancárias de todo país NÃO VÃO FUNCIONAR em 31 de dezembro e 1º de janeiro, que é o feriado de Ano-Novo. continua depois da publicidade Os bancos realizaram atendimentos presenciais até esta última quarta-feira (30/12) do ano, em horário normal. Os atendimentos retornarão apenas […]

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) as agências bancárias de todo país NÃO VÃO FUNCIONAR em 31 de dezembro e 1º de janeiro, que é o feriado de Ano-Novo.

continua depois da publicidade

Os bancos realizaram atendimentos presenciais até esta última quarta-feira (30/12) do ano, em horário normal. Os atendimentos retornarão apenas na segunda-feira (04/01), uma vez que os dias 2 e 3 de janeiro serão no final de semana, quando normalmente as agências bancárias não atendem.

Vias de regra, durante todos os feriados municipais, estaduais ou federais as agências bancárias não funcionam. Contudo, neste final de ano, as datas que antecedem os feriados de Natal (24) e Ano Novo (31) também foram afetados.

continua depois da publicidade

Se a véspera de Natal teve horário especial, com atendimento apenas das 9h às 11h nos estados que seguem o horário de Brasília, o último dia do ano não terá nem isso. Nada de atendimento presencial nos bancos em 31 de dezembro.

Sem agências bancárias, o que fazer?

Mesmo no feriado, pode ser necessário fazer alguma transação financeira certo? Com as agências bancárias fechadas, a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como:

  • mobile e internet banking;
  • caixas eletrônicos;
  • banco por telefone;
  • correspondentes para fazer transações financeiras.

“Mesmo durante feriados, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, explica o diretor-adjunto de Operações da Febraban , Walter Tadeu de Faria.

E as contas como: água, energia e telefone que tem data de vencimento no feriado? As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês que vencem neste feriado poderão ser pagos sem acréscimo no próximo dia útil.

continua depois da publicidade

Outra opção é fazer o pagamento das contas de consumo por agendamento, ou caso elas tenham código de barras é possível quitá-las nos caixas de auto atendimento automático. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).