Fies 2021 vai ofertar 93 mil vagas para financiamento estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 vai disponibilizar 93 mil vagas, o fundo é subsidiado pelo Ministério da Educação (MEC), que investirá R$ 500 milhões em subsídio para viabilizar as vagas. continua depois da publicidade Esses números foram publicados em dezembro, no Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil. Esse plano estabelece as expectativas […]

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 vai disponibilizar 93 mil vagas, o fundo é subsidiado pelo Ministério da Educação (MEC), que investirá R$ 500 milhões em subsídio para viabilizar as vagas.

continua depois da publicidade

Esses números foram publicados em dezembro, no Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil. Esse plano estabelece as expectativas do fundo para os próximos três anos. A previsão é de que nesse período, sejam ofertados 279 mil vagas ao todo.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que se propõe a financiar cursos de graduação para estudantes em instituições privadas de todo o país.

continua depois da publicidade

O programa foi criado em 1999, ele é concedido em duas modalidades desde 2018: pelo Fies e pelo Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa atender a determinados requisitos:

  • Ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
  • Ter conseguido média aritmética das notas nas provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação;
  • Ter renda familiar mensal bruta, per capita (por pessoa), de até três salários mínimos.

Fies 2021

O prazo das inscrições para participar do Fies 2021 para o primeiro semestre é do dia 26 até as 23h59 de 29 de janeiro de 2021 (às 23h59). O edital e o cronograma completo do processo seletivo do Fies estão disponíveis no site do Fies. O resultado do processo seletivo vai estar disponível aos candidatos no dia 2 de fevereiro.

continua depois da publicidade

Aqueles que forem pré-selecionados em chamada única, tem o prazo de 3 a 5 de fevereiro para complementar sua inscrição. Os candidatos que não conseguirem ser pré-selecionados na chamada única do Fies ainda podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera.

Todos os candidatos não pré-selecionados na chamada única vão ser incluídos na lista de espera automaticamente. Aqueles que forem para lista de espera do processo seletivo do Fies 2021 para o primeiro semestre, devem ser convocados entre o dia 3 de fevereiro e 18 de março de 2021.