Inep divulga os locais de prova do Enem 2020, saiba como conferir

Nessa terça-feira (05/12), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o Cartão de Confirmação de Inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. continua depois da publicidade Por meio do Cartão de Confirmação é possível conferir local de prova, número de inscrição, datas e horários do início da avaliação […]

Nessa terça-feira (05/12), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o Cartão de Confirmação de Inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

continua depois da publicidade

Por meio do Cartão de Confirmação é possível conferir local de prova, número de inscrição, datas e horários do início da avaliação presencial. No cartão também constam outras informações como: opção de língua estrangeira escolhida pelo candidato, opção pelo atendimento especializado e tratamento pelo nome social (caso o participante tenha solicitado).

Segundo o Inep, não é obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação no dia da aplicação das provas. Contudo, é recomendável que os candidatos tenham o documento impresso em mãos nos dias da aplicação dos exames presenciais.

continua depois da publicidade

Enem 2020

A edição do Enem 2020 tem 5.783.357 inscrições confirmadas. A data prevista para aplicação dos exames presenciais (impresso) é os dias 17 e 24 de janeiro deste ano. A versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As provas do Enem 2020 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) estão marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. A data prevista para a entrega do resultado das provas é no dia 29 de março.

Conferindo seu local de prova

Para ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição no Enem 2020 acesse a plataforma do exame, na Página do Participante. Neste endereço, o candidato vai inserir seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a última senha cadastrada na plataforma do Inep.

continua depois da publicidade

Depois de fazer o login, o estudante vai selecionar a opção “Local de Prova”, na lateral da página, abaixo do nome do candidato. Nessa aba, o participante consegue baixar o Cartão de Confirmação.

Na mesma página, o candidato consegue baixar e imprimir uma Declaração de Comparecimento ao exame, esse documento é para os participantes que precisam comprovar a sua presença no dia das provas. A declaração deve ser impressa e levada no dia de aplicação  das provas para que o fiscal do Enem assine.

Enem na pandemia

Além da alteração de datas, o Enem 2020 conta com outras mudanças, adaptações e medidas de combate à COVID-19. Por exemplo, o uso de máscaras será obrigatório durante toda a aplicação do exame.

continua depois da publicidade

Os participantes que estiverem com COVID-19 (ou sintomas) ou outras doenças infectocontagiosas* nos dias de realização da prova poderão participar da reaplicação das provas, que vai acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Para solicitar a reaplicação, os estudantes precisam comunicar sua condição de saúde por meio da Página do Participante antes da aplicação do exame. Além de informar na página, o participante deve entrar em contado com a Central de atendimento do Inep, pelo número 0800 616161, a fim de agilizar a análise do laudo pelo instituto.

*São consideradas doenças infectocontagiosas para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, e varicela.

continua depois da publicidade