Prouni 2021 já está aberto para a consulta de bolsas disponíveis

Nessa segunda-feira (04/01) o Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de bolsas de estudo disponíveis do Programa Universidade Para Todos (Prouni) de 2021, do primeiro semestre. A quantidade de bolsas que serão ofertadas no primeiro semestre do Prouni 2021 é 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais. continua depois da publicidade O […]

Nessa segunda-feira (04/01) o Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de bolsas de estudo disponíveis do Programa Universidade Para Todos (Prouni) de 2021, do primeiro semestre. A quantidade de bolsas que serão ofertadas no primeiro semestre do Prouni 2021 é 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais.

continua depois da publicidade

O programa seleciona estudantes para receber bolsas parciais ou integrais em universidades particulares em todo país. Para consultar a oferta de bolsas, basta acessar o site oficial do Prouni 2021.

A pesquisa pode ser feita por: tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. Os estados que ofertaram o maior número de bolsas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

continua depois da publicidade

O período das inscrições começará na próxima terça-feira (12/01) e se encerra às 23h59 de sexta (15/01). Os resultados do processo seletivo estarão disponíveis no dia 19 de janeiro, para os selecionados em primeira chamada, e 1º de fevereiro, para os convocados em segunda chamada.

Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas do programa precisam manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera vai estar disponível para consulta a partir do dia 22 de fevereiro.

Requisitos para participar do Prouni 2021

Segundo o edital do Prouni 2021, para participar do programa os candidatos precisam:

continua depois da publicidade
  • ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • ter alguma deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, na educação básica ( essa é a única categoria que pode ter diploma do ensino superior).

O candidato também precisa comprovar a renda familiar bruta mensal (de até 1,5 salário mínimo), para que o programa conceda a bolsa de acordo com a necessidade do estudante. As bolsas de estudo em universidades particulares têm duas modalidades:

  • bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Além disso, o estudante precisa ter participada da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ter conseguido, pelo menos, 450 pontos de média das notas das provas de conhecimentos gerais e não ter tirado zero na redação.

Com o adiamento da prova do Enem 2020, devido a pandemia de COVID-19, o processo seletivo do Prouni 2021 para o 1º semestre vai usar as notas do Enem de 2019. Uma vez que o resultado do Enem de 2020 só estará disponível em data posterior ao processo seletivo.

continua depois da publicidade

Outros programas de ingresso em universidades

Fies

Além do Prouni 2021, os alunos que tenham interesse em ingressar em universidades privadas no Brasil podem participar do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições estarão abertas a partir do dia 26 até o dia 29 de janeiro.

O processo seletivo do Fies, que seleciona estudantes para concorrer a um dos contratos de financiamento para mensalidades em universidades privadas, também usa as notas do Enem como critério de seleção. Para a edição do primeiro semestre de 2021, o programa vai usar as notas do Enem de anos anteriores (de 2010 a 2019).

Sisu

Aos candidatos que desejam ingressar em universidades públicas, a alternativa é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que deve acontecer em abril. Assim como os outros dois programas, o Sisu também utiliza as notas do Enem 2020. Mas, uma vez que o processo seletivo será em abril, será possível utilizar as notas do Enem de 2020 que sairão em março.

continua depois da publicidade