Encceja 2020: inscrições para o exame terminam amanhã (22)

Nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro de 2020, terminam as inscrições para o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020. De acordo com a Agência Brasil, as provas do exame serão aplicadas no dia 25 de abril de 2021, e são tanto para o ensino fundamental como para o […]

Nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro de 2020, terminam as inscrições para o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020. De acordo com a Agência Brasil, as provas do exame serão aplicadas no dia 25 de abril de 2021, e são tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio.

continua depois da publicidade

Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) farão o exame na data estipulada. As inscrições estão sendo feitas pelo site do Encceja. A aplicação é feita pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável também pelo Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Encceja 2020

O Encceja serve para conceder diplomas de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio para jovens e adultos que não estão mais em idade escolar. O exame é constituído por uma redação e por provas objetivas, de acordo com o nível de ensino, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha nas seguinte áreas do conhecimento:

continua depois da publicidade
  • Prova de Ciências Naturais, Matemática;
  • Prova de Língua Portuguesa;
  • Prova Língua Estrangeira Moderna;
  • Prova de Artes;
  • Prova de Educação Física; Prova de História e Geografia.

De acordo com informe do Ministério da Educação, liberado nesta quarta-feira, “a participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame”.

Segundo o edital do Encceja, o participante inscrito que não comparecer às provas de todas as áreas do conhecimento no Encceja de 2020 deve justificar sua ausência para participar do Encceja 2021. Se isso não acontecer, o candidato terá que ressarcir um valor determinado pelo Ministério da Educação. As orientações aos participantes estão no site de inscrição do exame.

Segundo dia de Enem acontece neste domingo (24)

No último domingo (16), foram aplicadas as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem). Porém, houveram cerca de 50% de abstenção na prova que foi adiada para 2021 por conta da pandemia de COVID-19 no Brasil.

continua depois da publicidade

A prova foi dividida em 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e na Redação, com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Já no dia 24 de janeiro, o foco do Enem é uma das provas mais temidas do exame: a de Matemática. São 45 questões da disciplina mais 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, contemplando as áreas de Biologia, Química e Física.