Encceja 2020 tem inscrições prorrogadas até 25 de janeiro

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2020 foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (25) e podem ser realizadas pelo site do exame. continua depois da publicidade Assim como o ENEM, a edição do Encceja 2020 não aconteceu devido à pandemia da COVID-19 e por isso as […]

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2020 foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (25) e podem ser realizadas pelo site do exame.

continua depois da publicidade

Assim como o ENEM, a edição do Encceja 2020 não aconteceu devido à pandemia da COVID-19 e por isso as provas foram adiadas e remarcadas para agora em 2021. A data para a aplicação do exame será o dia 25 de abril, em todo país.

As provas do Encceja 2020 serão aplicadas em dois turnos. Na manhã, as provas irão acontecer entre as 9h e 13h e das 15h às 20h30 no turno vespertino (horário de Brasília). O cumprimento dos protocolos de segurança contra a COVID-19, como o uso de máscara, deverá ser seguido durante a realização das provas.

continua depois da publicidade

A previsão para que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgue dos gabaritos das provas objetivas é até o dia 5 de maio.

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que concede certificados de conclusão do Ensino fundamental e Médio.

“A participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame”, explica o Ministério da Educação.

Como se inscrever no Encceja 2020

Para participar do Encceja 2020, o estudante deve se inscrever no portal unificado do governo federal. Para acessar a plataforma, é necessário criar uma conta com login e senha — nele serão cadastrados todos os dados da pessoa que participará do exame.

continua depois da publicidade

Por meio dessa plataforma, o governo pretende unificar todos os serviços digitais de órgãos públicos. Ao realizar o cadastro (que precisa ser feito apenas uma vez), o cidadão tem acesso liberado a todos os serviços da União.

ATENÇÃO! Os alunos que querem participar do Encceja 2020 e que fizeram a inscrição para a edição passada do exame (2019), mas não compareceram e não justificaram a ausência, precisam pagar uma multa de R$ 40,00 pelos custos de organização do órgão e impressão de provas, para poder participar desta edição.

Obrigatoriamente, o pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), que é gerada no sistema de inscrição. A multa pode ser paga em qualquer banco e lotérica até a data de vencimento constante no documento.

continua depois da publicidade

Provas

O exame é constituído de quatro provas objetivas e redação, de acordo com o nível de ensino, contendo, cada uma, 30 questões de múltipla escolha nas áreas de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia.

Os estudantes que participarem do Encceja 2020 precisarão fazer quatro provas objetivas, além da redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha e a redação que vale 5 pontos.

A nota total mínima exigida pelo exame é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Para Língua Estrangeira Moderna, o aluno precisa fazer as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

continua depois da publicidade

Áreas de conhecimento da prova do ensino fundamental:

  • Ciências;
  • Matemática;
  • Língua portuguesa, artes, educação física;
  • Redação;
  • História e geografia.

As provas de certificação do ensino médio terão conteúdos de:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Artes e Educação Física);
  • Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Redação.