Encceja: provas serão aplicadas em agosto de 2021

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020/2021 –  já tem a data marcada para realização das provas. Conforme o calendário oficial, será no próximo dia 29 de agosto. continua depois da publicidade Encceja: locais de provas serão divulgados em breve; veja onde consultar Encceja: apostilas para estudos são […]

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020/2021 –  já tem a data marcada para realização das provas. Conforme o calendário oficial, será no próximo dia 29 de agosto.

continua depois da publicidade

O programa que tem como meta realizar a certificação de pessoas em idade adulta que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade normal. Ele já conta com 1.630.046 inscritos este ano!

A certificação feita através do Encceja é totalmente igual ao convencional de quem concluiu o ensino fundamental ou médio no período normal.

continua depois da publicidade

Uma vez a cada ano, a prova do Encceja é aplicada e os aprovados poderão receber o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Com isso, o efeito imediato é que uma porta a mais se abre no mercado de trabalho.

Como será a prova do Encceja?

As provas são de múltipla escolha, sempre com 4 blocos, totalizando 30 questões.

Além das questões, ainda é necessário fazer uma redação, que, aliás, é a responsável pela maior nota.

continua depois da publicidade

A prova do Encceja pode tanto colocar de vez no candidato na provação como pode ser um empecilho. Dependerá muito da capacidade de redigir com clareza, objetividade e respeitando as regras básicas da língua portuguesa.

Naturalmente, as provas do Encceja são divididas em questões, de acordo com o grau de certificação. Nas provas do ensino fundamental o básico é a seguinte formação:

  • Prova I – Ciências Naturais;
  • Prova II – Matemática;
  • Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Prova IV – História e Geografia.

As provas para certificação do ensino médio possuem a seguinte estrutura:

continua depois da publicidade
  • Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Prova II – Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova III – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Prova IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Fez prova do Encceja, o que fazer para obter o certificado?

Ao confirmar a aprovação na prova do Encceja, o candidato deve requerer a certificação, entrando em contato com a Secretaria Estadual de Educação do seu respectivo estado.

A Secretaria já é indicada pelo candidato, no momento da realização das inscrições. Cada Secretaria  possui uma página específica para a solicitação.

A certificação do Encceja serve para concurso e faculdade?

Muitas pessoas têm dúvidas se o certificado do Encceja é válido para concursos e para ser aceito em faculdades.

continua depois da publicidade

Mas a resposta é sim! A certificação é justamente para esse propósito de criar oportunidades para as pessoas, que, por algum motivo, tiveram os estudos interrompidos ao longo de sua jornada.

O certificado do Encceja serve para concursos, faculdade e demais fins que se façam necessários. Todavia, é importante que o candidato tenha conseguido eliminar todas as matérias.

Também é evidente que o certificado seja compatível com o exigido no concurso ou faculdade.

Um certificado de nível fundamental não será aceito para um concurso que exija nível médio, assim como nas universidades que, também, só aceitam o nível médio no ingresso.