Como aumentar o score após mudanças feitas pelo Serasa? Entenda

Serasa realizou mudanças na forma de aumentar o score, ainda mais para daqueles que precisam urgente do crédito. Confira mais detalhes.

Muita gente esbarra com um problema sério e fundamental quando tenta realizar um empréstimo junto a alguma entidade bancária: score baixo. Porém, o Serasa acaba de anunciar que realizou mudanças na forma de aumentar o score daqueles que precisam urgente do crédito.

continua depois da publicidade

Conforme especificado pelo Serasa, na nova política adotada para aumento do score de crédito, as contas que forem quitadas em dia serão influenciadoras na pontuação. Outro importante detalhe é que as dívidas antigas serão suavizadas na influência do aumento.

A lógica persiste em avaliar o hábito do consumidor, haja vista que, anteriormente, se observava a negativação, conforme explicado pelo diretor de produtos da Serasa, Lucas Lopes. Suponhamos que o indivíduo tenha diversas contas atrasadas em tempos passados, mas atualmente é fiel ao pagamento dos cartões e demais créditos. Nesse momento positivo, estes “hábitos” passam a contar no aumento do score.

continua depois da publicidade

O que é o score do Serasa?

Basicamente, o score de crédito é o avaliador das relações do consumidor com o mercado de crédito. Ou seja, sua capacidade de quitação de dívidas contraídas e a fidelidade com esses compromissos junto ao mercado. Muita gente tem o ingênuo engano de imaginar que o score está relacionado ao poder financeiro e isso não é verdade.

Alguém pode ter salários de R$ 50 mil a R$ 1 milhão. Todavia, pode não ser um bom pagador e, assim, seu score ficará baixo. O score tem uma escala de pontuação que vai de 0 a 1.000 e, tradicionalmente, o que é avaliado pode ser elencado nas seguintes situações:

  • Pagamentos de contas em dia;
  • Histórico de dívidas negativadas;
  • Relacionamento financeiro com empresas;
  • Dados cadastrais atualizados.

Esses fatores também são fundamentais para o aumento do score. Inclusive, agora é fácil para o cidadão acompanhar seu Score. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo da Serasa. Portanto, o Score é um modelo estatístico para nortear as empresas na concessão de créditos ao consumidor.

continua depois da publicidade

O que é Serasa?

Diferente do que muitos pensam, Serasa não é um órgão governamental, pois trata-se de uma empresa privada. Já tem mais de 45 anos de mercado e atua na análises e informações para decisões de crédito. É uma empresa de estatísticas de crédito.

Serasa desenvolveu um banco de dados que comporta informações sobre dívidas vencidas e que não foram quitadas, levantamento sobre repasse de cheques sem fundos, protestos de títulos e muitos outros registros.

Atualmente, o Serasa oferece muitos outros serviços e tem ampliado cada vez mais, de forma tecnológica, produtos e serviços ao mercado.

continua depois da publicidade