Gabarito Encceja: saiba quando o INEP irá liberar e como fazer para consultar

A aplicação das provas do Encceja aconteceu nos turnos da manhã e da tarde deste domingo, 29 de agosto de 2021. Saiba o que fazer para ter acesso aos gabaritos.

O Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi aplicado oficialmente neste domingo, dia 29 de agosto de 2021. Apesar de ter acontecido em 2021, a edição do exame ainda é a de 2020, ano em que não foi possível aplicá-lo por causa da pandemia.

continua depois da publicidade

Os candidatos fizeram as provas em dois turnos: pela manhã, a prova começou às 09h, estendendo-se até às 13h. Já no período da tarde, aconteceu das 15h30 às 20h30. A previsão é que os gabaritos sairão a partir do dia 1º de setembro de 2021.

Já a data para divulgação do resultado final ainda não foi divulgada pelo Inep. Para consultar o gabarito da sua prova, o candidato deverá, a partir da data marcada, entrar no site do INEP.

continua depois da publicidade

Sobre o Encceja

O Encceja foi criado em 2002 como uma forma de conceder a jovens e adultos uma oportunidade de inclusão educacional. Com as provas, os participantes podem obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

O exame não é obrigatório, podendo ser prestado por qualquer brasileiro que não conseguiu concluir os estudos em período normal.

No entanto, é necessário que o interessado para o nível fundamental tenha 15 anos completos e, para médio, 18 anos.

continua depois da publicidade

Vale lembrar ainda que o Encceja também alcança pessoas reclusas e as que estejam residindo fora do país. Nesses casos, as datas de aplicação são diferentes.