Como gerar a Carteira Digital de Trânsito? Entenda o passo a passo

Para obter a Carteira Digital de Trânsito, é necessário que sua habilitação (física) tenha o QR Code. Saiba como funciona.

Muitas pessoas já se viram em uma situação bastante desconfortável ao serem abordadas numa blitz e descobrirem que esqueceram de levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em alguns casos, os motoristas deixam os documentos do veículo em casa ou no escritório, o que pode gerar até mesmo na apreensão do veículo.

continua depois da publicidade

Mas, com a tecnologia, isso já não pode mais ser um grande problema. Existe a versão digital da CNH e até dos documentos do veículo. Essa facilidade chama-se Carteira Digital de Trânsito.

Gerando Carteira Digital de Trânsito

A primeira coisa que deve-se saber em relação a Carteira Digital de Trânsito é que, para funcionar e conseguir obtê-la, será necessário que sua habilitação (física) tenha o QR Code. As emitidas mais recentemente vem com o código. Em caso afirmativo, próximo passo é baixar o aplicativo.

continua depois da publicidade

O app está disponível tanto para Android quanto para iOS. Basta buscá-lo em sua loja de aplicativos e baixá-lo gratuitamente. Em seguida, faça o login único do “Gov.BR” – é o mesmo utilizado para vários serviços, como “FGTS”, “Previdência”, etc.

A segunda etapa é alinhar a câmera do aparelho no QR Code da CNH. Será preciso tirar uma foto dentro do aplicativo. De maneira automática, será comparada através de tecnologias que fazem leituras faciais por meio de biometria.

O último passo é confirmar o CEP cadastrado no Detran do estado que foi emitida a sua CNH. Após esse processo, sua Carteira Digital de Trânsito já está pronta para ser acessada pelo aparelho celular.

continua depois da publicidade

Gerando o documento do veículo

Após o primeiro processo, já torna-se possível gerar, igualmente, os documentos do seu veículo. Para tanto, você precisará informar o número do Renavam, que fica disponível na parte de cima do documento. Em seguida, informe o código de segurança CRV (antigo DUT).

Dessa maneira, automaticamente o documento do veículo também será gerado. Agora, é só usufruir dessa facilidade e não incorrer mais em risco de perdas ou esquecimento do documento pessoal que te habilita a conduzir veículo automotor.