Saiba como obter e gerar a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS é um documento importante para o trabalhador. Veja como obter a versão digital.

A palavra que define o século XXI é modernidade. Aliás, cada vez mais o mundo se torna tecnológico. Hoje, podemos ter acesso a maioria dos documentos em um único lugar: o aparelho celular. Depois de vários documentos, como título eleitoral, CNH, RG e credenciais profissionais, também podemos ter a Carteira de Trabalho Digital.

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Imagine-se podendo consultar suas informações trabalhistas, atualizações… Tudo a partir de alguns toques na tela do celular. Isso é algo muito bom e que gera muito conforto ao cidadão. O melhor de tudo é que o processo para ter a utilização é simples, objetivo e muito intuitivo.

Tradicionalmente, a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS é um documento importante para o trabalhador. Nele, se registram todos os históricos profissionais do trabalhador. Também é por meio dele que se tem acesso aos direitos trabalhistas vigentes no país.

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Como gerar a Carteira de Trabalho Digital

Para conseguir gerar sua Carteira de Trabalho Digital, é só baixar o aplicativo de mesmo nome em sua loja de aplicativos, tanto Android quanto iOS. O processo é todo gratuito e não gera nenhum gasto ao cidadão. Será necessário fazer login utilizando o “Gov.BR”, com o cadastro utilizado em outros serviços.

Caso não tenha, será necessário fazer rapidamente, informando alguns dados que serão solicitados. Em seguida, você será redirecionado para uma página com vários serviços. Procure por Carteira de Trabalho Digital. Após clicar sobre ela, já estará apto a acompanhar todos os serviços e históricos de seus vínculos trabalhistas.

Emitir Carteira de Trabalho em papel (tradicional)

Inicialmente, o cidadão deverá enviar um e-mail para solicitar a liberação. Uma informação fundamental é que, no endereço de e-mail, você deverá mudar a UF pela sigla do seu estado. Por exemplo, caso seja de São Paulo, será [email protected].

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Após esse processo, será necessário apresentar alguns documentos solicitados para proceder com a autorização e emissão da Carteira de Trabalho Digital. Os documentos solicitados são os seguintes:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Documento oficial de identificação, com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação (se separado, divorciado ou viúvo);
  • Foto 3×4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual).

Após esse processo, é só aguardar as próximas instruções do órgão para adquirir a Carteira de Trabalho convencional.