INSS: 7 milhões de pessoas ainda não fizeram prova de vida; saiba como fazer

A prova de vida do INSS consiste, sobretudo, numa atualização cadastral fundamental para continuidade do pagamento. Saiba mais.

Mesmo com adiamento e lançamento de novo calendário da prova de vida do INSS, cerca de 7 milhões de aposentados e pensionistas ainda não fizeram o procedimento obrigatório. O Instituto Nacional do Seguro Social está atendendo, inclusive por agendamento, para realização da prova de vida in loco.

continua depois da publicidade

Ou seja, no domicílio daqueles que por motivo de enfermidade (acamados ou debilitados) não podem deslocar-se até a agência. Neste mês, a prova de vida do INSS é obrigatória para quem deveria ter feito em setembro e outubro do ano passado. Esse procedimento é previsto em lei, sendo necessário para evitar a suspensão do benefício de aposentadoria ou pensão.

O adiamento em 2020 ocorreu devido à crise sanitária imposta pela pandemia, sobretudo para esse público. Em 2020, foram 28.760.776 segurados que realizaram a prova de vida, mesmo não sendo obrigatória devido à pandemia. Já em 2021, sendo obrigatório, 7.308.698 ainda não compareceram para fazer ou não solicitaram a prova de vida na residência.

continua depois da publicidade

O procedimento consiste, sobretudo, numa atualização cadastral fundamental para continuidade do pagamento. O Congresso havia aprovado a suspensão até dezembro de 2021. Porém, o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), vetou a decisão. O próximo mês de outubro será destinado a pessoas que deveriam ter realizado a prova de vida do INSS entre novembro e dezembro de 2020.

Como fazer a prova de vida

A prova de vida deve ser feita na agência onde o segurado recebe o benefício. Nos casos de pessoas acamadas e debilitadas, é possível agendar a visita do profissional na residência.

O agendamento pode ser feito através do telefone no número 135 ou pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS). No app, é possível fazer a prova de vida utilizando a biometria, mas ele é destinado para pessoas que cadastraram a biometria no sistema eleitoral ou Detran.

continua depois da publicidade