Saiba como regularizar e atualizar seu CPF na Receita Federal

Caso esteja como “pendente de regularização”, provavelmente o problema seja por causa de alguma declaração que deixou de ser feita.

Inicialmente, é importante que entendamos que o Cadastro de Pessoa Física – CPF pode estar irregular não por dívidas no SPC ou Serasa. Isso ocorre muitas vezes por dados cadastrais com problema, alguma declaração do Imposto de Renda que deixou de ser feita, entre outras situações.

continua depois da publicidade

Para consultar o CPF e saber se está suspenso ou cancelado, é necessário acessar o site da Receita Federal, na sessão de emissão e comprovação de CPF, e informar o número do seu documento e a data de nascimento. Na página seguinte, já aparecerá a situação cadastral.

Como regularizar seu CPF

Caso esteja como “pendente de regularização”, provavelmente o problema seja por causa de alguma declaração que deixou de ser feita. Se realmente esse for o problema, é necessário acessar o portal e-CAC e consultar qual declaração deixou de ser realizada. Nesses casos, o mais recomendado é procurar o seu contador para que seja feito o processo de declaração necessário.

continua depois da publicidade

Feito o processamento do Imposto de Renda, o CPF é regularizado automaticamente pelo sistema. Nos casos que apresentem nulidade do CPF, muito provavelmente a RF identificou irregularidade ou fraude na declaração. Por isso, o mais recomendado é procurar uma agência da RF, com a posse de todos os seus documentos comprobatórios.

Vale ressaltar que a procura pela regularização do CPF para este ano de 2021 aumentou significativamente. Isso ocorreu devido aos critérios associados a benefícios concedidos pelo governo.