Como verificar se eu já estou inscrito no CadÚnico?

Para saber se está cadastrado no CadÚnico, existem três maneiras simples, objetivas e rápidas de consultar. Veja o passo a passo.

A porta de entrada para recebimento de diversos benefícios sociais do governo é a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, conhecido como CadÚnico. Programas municipais e estaduais, também, usam essa fonte de dados para seus respectivos projetos de assistência social.

continua depois da publicidade

Portanto, é fundamental ser inscrito no CadÚnico para ter acesso a programas, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, que terá desconto automaticamente para inscritos na base de dados. Também é através desse cadastramento que outros benefícios são repassados, como Bolsa Família e programa de habitação.

Como saber se você está cadastrado no CadÚnico

Para saber se está cadastrado no CadÚnico, existem três maneiras simples, objetivas e rápidas de consultar. A primeira é pelo aplicativo “Meu CadÚnico”, disponível para Android e iOS. Após baixar, é só informar os dados que são pedidos na plataforma, sendo eles:

continua depois da publicidade
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado e município.

Por último, será necessário clicar em “Não sou um robô” e em “Emitir Certidão”. A segunda forma é o mesmo processo explicado acima, mas por meio do site. Já a terceira via para consultar e saber se está cadastrado no CadÚnico, por sua vez, é por meio do telefone para quem não consegue acessar a internet. Basta ligar gratuitamente para 0800 707 2003.

Como se inscrever

Antes de buscar se inscrever no CadÚnico, é necessário compreender que o perfil precisa se enquadrar nas normas exigidas. Algumas das exigências do Cadastro Único são as seguintes:

  • A renda mensal per capita (por pessoa) não pode ser superior a meio salário mínimo, que, na vigência é de R$ 522,50.
  • O total acumulado pela família em termos de renda mensal não pode ultrapassar a casa dos R$ 3.135,00.

O responsável pela família deverá apresentar os seguintes documentos:

continua depois da publicidade
  • CPF ou Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para responsável por família indígena;
  • Para responsáveis por família quilombola ou indígena, é permitida a apresentação de documentos de identificação, como Certidão de Casamento, RG e Carteira de Trabalho.

Os documentos de todos os integrantes da família devem ser entregues no momento do cadastro. É preciso ir até o setor responsável pelo CadÚnico de sua cidade para se inscrever.