Mais de 800 mil ficam na malha fina do IR; entenda o que fazer

Desse número de contribuintes que caíram na malha fina, existem 666.647 declarações com imposto a restituir.

A Receita Federal recebeu, entre os meses de março e setembro, 36.868.780 declarações de contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física de 2021, com o ano-base 2020. Desse total, 869.302 declarações acabaram retidas em malha fina. Esse número de contribuintes representa 2,4% do total de documentos entregues este ano.

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Desse número de contribuintes que caíram na malha fina, existem 666.647 declarações com imposto a restituir, o que representa 76,7% do total em malha. Outras 181.992 declarações são de imposto a pagar, representando 20,9% de contribuintes. Já 20.663, com saldo zero, representam 2,4% do total em malha fina.

Motivos dos contribuintes caírem na malha fina

A Receita Federal também pontuou os principais motivos dos contribuintes acabarem caindo na malha fina, são:

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  • A omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados;
  • Deduções da base de cálculo, tendo como motivo principal as despesas médicas;
  • As divergências no valor de imposto de renda da pessoa física entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física;
  • Deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ ou imposto complementar.

Caiu na malha fina o que fazer?

Primeiro, o contribuinte precisa fazer a consulta para saber o que aconteceu com sua declaração. Essa verificação pode ser feita através do site da Receita Federal ou baixando o aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. Lá, ele fará a consulta do extrato do processamento da Dirpf.

O contribuinte receberá as informações se está tudo correto com a declaração apresentada ou se há alguma pendência, como por exemplo se ficou retida na malha fina. Caso tenha alguma pendência, existem as seguintes alternativas apresentadas no site da Receita Federal:

  • O contribuinte deve corrigir a declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio de declaração retificadora, se houver erros no que foi declarado à Receita Federal. Isso não será possível quando o contribuinte tiver sido intimado ou notificado;
  • O contribuinte precisa aguardar o comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato;
  • O contribuinte, deve apresentar (de forma virtual) todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato. Para apresentar os documentos, é necessário verificar atentamente as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF e formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal por meio do Portal e-CAC.

Importante informar que os documentos que serão apresentados serão de responsabilidade do contribuinte. E, mesmo assim, ele poderá ainda ser intimado ou receber uma notificação de lançamento da Receita Federal.

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Receita libera quinto lote de restituições

Nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, foi liberado pela Receita Federal o pagamento do quinto lote de restituição do imposto de renda para 358.162 contribuintes. O valor total dos créditos bancários desses contribuintes é de R$ 562 milhões.

De acordo com informações do site da Receita Federal, R$ 200.372.033,20 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, que são: 4.955 contribuintes idosos com idade acima de 80 anos; sendo outros 47.465 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos; outros 4.927 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave; e, 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Ainda, de acordo com o site da Receita Federal, também foram contemplados 281.604 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro deste ano. Importante saber que a restituição ficará disponível por um ano no banco. Caso o contribuinte não faça o resgate nesse período, ele terá como requerer na internet através o Formulário Eletrônico-Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

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Se o valor não tiver sido creditado, basta ir até uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento no telefone nas capitais será o 4004-0001, nas demais localidades será o 0800-729-0001. Tem também o 0800-729-0088, que é exclusivo para deficientes auditivos.

O contribuinte poderá fazer o agendamento do crédito em uma conta corrente ou na poupança, no seu nome, em qualquer instituição bancária.