INSS pode ter cortado o seu benefício; veja como consultar

Uma portaria com a lista de convocados para realização da perícia médica foi divulgada no final do mês de setembro. Saiba mais.

Um pente-fino feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Isso acabou fazendo com que milhares de brasileiros tivessem seu benefício cancelado. Conforme dados divulgados, cerca de  29.639 benefícios foram cortados de um total de 50.191 avaliados.

continua depois da publicidade

O motivo dos cortes é que muita gente deixou de realizar o agendamento da perícia médica ou a avaliação na agência de benefícios por incapacidade. Os números apontam que 6 em cada 10 benefícios avaliados foram cortados.

O INSS enviou, ao todo, 170 mil cartas convocando beneficiários do auxílio-doença para realização da perícia. Nessa conta, entram as perícias médicas por incapacidade, mas que muitos deixaram de realizar.

continua depois da publicidade

Durante o pico da pandemia, a prova de vida e as perícias deixaram de ser obrigatórias. O governo voltou a exigir a obrigatoriedade da prova de vida e, por último, o Congresso conseguiu ampliar até o final do ano. Os que tiveram o benefício negado após a perícia, inclusive, podem recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social.

Assim, a decisão poderá ser questionada e, eventualmente, o benefício reintegrado. Quem teve o benefício negado tem o prazo de até 30 dias para recorrer e pode utilizar o aplicativo Meu INSS ou entrar em contato pelo número 135.

Uma portaria com a lista de convocados para realização da perícia médica foi divulgada na segunda-feira (27/09). A lista pode ser acessada no site do governo federal e para facilitar a pesquisa no nome interessado, basta usar o comando Ctrl+F e digitar seu nome completo no campo pesquisa.

continua depois da publicidade