Após instabilidade, site para solicitar CNH Popular volta a ficar disponível

A plataforma para cadastro na CNH Popular vinha apresentando instabilidades de acesso desde o seu lançamento. Saiba mais.

No estado do Ceará, região nordeste do país, o governo desenvolveu o programa CNH Popular, que possibilita a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. O problema é que a plataforma para cadastro vinha apresentando instabilidades de acesso desde o seu lançamento.

continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (18), foi anunciado que a plataforma já havia voltado ao normal e está sendo totalmente possível fazer o cadastro para participar do programa. O sistema ainda apresenta certa lentidão, porém o Detran/CE informou que isso ocorre devido ao alto número de acessos na plataforma.

O programa irá beneficiar, neste primeiro momento, cerca de 25 mil cidadãos que não possuem condições de tirar a habilitação. Foi informado que serão 20 mil CNHs para o interior do estado e outras 5 mil para Fortaleza.

continua depois da publicidade

Quem pode se cadastrar no CNH Popular?

O programa é voltado para pessoas com deficiência (PcDs), egressos do sistema carcerário e beneficiários do programa Bolsa Família. Já em relação aos municípios cearenses, são observados os seguintes critérios:

  • Número de habitantes;
  • Número de veículos registrados.

De igual modo, é necessário que o município possua sua própria autarquia de trânsito, ou seja, tenha municipalizado o trânsito (ou pelo menos tenha processo/pedido de municipalização).

Como participar do programa?

Para se cadastrar, é necessário acessar o site do Detran do estado do Ceará. Na lateral direita, os interessados devem clicar na opção “Inscreva-se Aqui – Programa CNH Popular”. Já na página, que demora um pouco para abrir, será preciso assinalar a modalidade “Primeira Habilitação”, informar o CPF e continuar.

continua depois da publicidade

Após preencher a ficha com questionário online, com informações de profissão, renda, entre outros, será necessário enviar os documentos comprobatórios, tais como RG, CPF, comprovante de endereço, entre outros. É importante informar os dados corretamente e, também, telefone e e-mail. O acompanhamento é feito na mesma plataforma.