Atendimentos e filas do INSS devem melhorar a partir de 2022, diz presidente do instituto

Presidente do INSS, Leonardo Rolim, apontou que pandemia dificultou o atendimento de pedidos no instituto. Promessa é de melhora nos próximos meses.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, as filas de espera no instituto deverão melhorar a partir de janeiro de 2022. O INSS, segundo ele, está trabalhando para melhorar a situação.

continua depois da publicidade

A informação foi dada durante uma videoconferência com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, na qual foram debatidos diversos assuntos sobre o instituto, entre eles, justamente a demora de atendimento ao segurado e aos demais cidadãos.

Fila do INSS deve diminuir em 2022

Conforme o presidente do INSS, a pandemia provocou o aumento súbito nas filas do órgão. Aposentados e pensionistas não podiam ir até as agências, fechadas para evitar aglomerações, fazendo com que perícias médicas e demais serviços fossem adiados, enquanto outros só podiam ser realizados de forma remota.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que nem todos os segurados possuem smartphones para poder utilizar os serviços online por meio do aplicativo meu INSS (disponível para Android e iOS). Portanto, muitas demandas ainda são para agências físicas.

“Acreditamos que em breve teremos um prazo adequado. Inclusive, assumimos um compromisso perante o Supremo Tribunal Federal (STF), em um acordo que foi feito com o Ministério Público Federal e com a Defensoria Pública da União, de um prazo de 90 dias […]”, disse Rolim.

Estima-se que a fila atual do INSS ultrapasse 1 milhão de pedidos sem resposta. Por isso, existe uma pressa em realizar melhorias no instituto e em acelerar os processos para diminuir a quantidade de pessoas na espera.

Vale lembrar que o INSS está com um déficit de cerca de 23 mil servidores públicos, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

continua depois da publicidade

Portanto, seria necessário que o governo federal, por meio do Ministério da Economia, autorizasse a realização de um novo concurso INSS para repor as vagas em aberto.