Prefeitura do Rio concede lotação máxima em eventos, teatros e cinemas; entenda

Vale ressaltar que a medida no Rio de Janeiro não vale para boates, danceterias e salões de danças. Saiba mais detalhes.

Na edição do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro desta segunda-feira (18/10), o prefeito Eduardo Paes determinou a reabertura de 100% da lotação em diversas repartições comerciais, locais de eventos, teatros e cinemas. Vale ressaltar que a medida não vale para boates, danceterias e salões de danças. Esses estabelecimentos, por sua vez, permanecem fechados.

continua depois da publicidade

Aos poucos, a prefeitura está testando, por meio de etapas, a reabertura dos lugares públicos e, em breve, a desobrigação do uso de máscara nas ruas. Essa medida está prevista para a partir do dia 26 de outubro, conforme divulgado. No decreto publicado nesta segunda, as lojas dentro dos shoppings centers poderão ter lotação máxima e, de igual modo, locais de eventos.

O porta-voz da prefeitura informou, através de nota à imprensa, que a decisão estende-se para atividades comerciais e prestação de serviços no interior dos shoppings, bibliotecas, museus, cinema, teatro, parques de diversões, salão de jogos, parques infantis, parques aquáticos e temáticos.

continua depois da publicidade

Nos estádios e ginásios esportivos, o decreto prevê 50% da lotação máxima, tal qual vem acontecendo nos jogos do Brasileirão nos estádios da cidade. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, concedeu entrevista ao jornal matinal da Globo Rio e afirmou que, até as próximas etapas de flexibilização das medidas, o município já terá conseguido vacinar 70% da sua população.

O secretário calculou que, com aproximadamente uma semana, já será possível retirar a máscara em locais abertos. Igualmente, o secretário falou sobre o número de pessoas que ainda não se vacinaram por negligência. O secretário sugeriu que cada cidadão deve encontrar uma pessoa que não se vacinou e ajudar, convencendo-o a tomar a vacina.