Onyx cogita substituir o presidente do INSS, diz jornal

A fila do INSS, conforme dados divulgados pelo governo e levantados pelo Instituto Nacional de Direito Previdenciário - IBDP, possui 1.844.820 pessoas.

O governo do presidente Bolsonaro (sem partido), desde que começou, vive com constantes mudanças nas pastas. Aparentemente, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni pretende substituir o atual presidente do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

continua depois da publicidade

De acordo com informações ventiladas na imprensa, o ministro quer substituir Leonardo Rolim, atual presidente do INSS, já nos próximos dias. Até o momento, não foi confirmado se ocorrerá a substituição. Mas, em reportagem da CNN, foi cogitado, inclusive, um provável substituto.

Para assumir o cargo no lugar de Leonardo Rolim, o ministro já havia escolhido José Carlos Oliveira que, neste momento, é o atual superintendente regional Sudeste do INSS. Desde que assumiu a pasta, Onyx já realizou várias mudanças e uma das molas propulsoras para a insatisfação é a fila de espera do INSS para aqueles que solicitaram benefícios.

continua depois da publicidade

A fila do INSS, conforme dados divulgados pelo governo e levantados pelo Instituto Nacional de Direito Previdenciário – IBDP, possui 1.844.820 pessoas aguardando por algum benefício. O atual presidente seria remanejado para a secretaria da Previdência, que é um braço do ministério da Economia.

Em relação à longa fila de espera do INSS, o presidente da instituição afirmou, em audiência remota da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, que isso ocorreu após os seis meses em que as agências do INSS ficaram fechadas em virtude da pandemia.

Rolim ainda afirmou que espera que, em breve, alguns prazos sejam encurtados e, para tanto, chegou a assumir compromisso com o Supremo Tribunal Federal – STF.

continua depois da publicidade

Esse compromisso foi fruto do acordo com o Ministério Público Federal e com a Defensoria Pública da União, no sentido de firmar prazo de 90 dias para conceder o Benefício de Prestação Continuada – BPC às pessoas com deficiência e idosas.