Meu CPF já foi usado por terceiros? Entenda como verificar a situação

É possível verificar a situação do seu CPF por meio de uma consulta no Registrato do Banco Central. Saiba como funciona.

Mesmo antes da pandemia, esquemas e golpes que conseguiam ter acesso a CPFs eram muito comuns. Com os recentes vazamentos de dados, existe aquele receio de nosso documento cair nas mãos de desconhecidos. Mas tem como saber se o seu CPF foi alvo desse tipo de fraude?

continua depois da publicidade

É possível por meio de uma consulta do seu documento no Banco Central. Essa verificação é feita no Registrato do Banco Central. Mas o que é um Registrato? Nada mais é que um sistema online administrado pelo BC por meio do qual cidadãos têm acesso, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras.

Por meio do Registrato do Banco Central (BC), é possível verificar: contas bancárias abertas, dívidas em aberto ou liquidadas, remessas de dinheiro para o exterior e movimentações em geral.

continua depois da publicidade

Verificando o CPF

Para verificar seu CPF pelo Registrado do Banco Central, acesse o respectivo site e selecione o botão “Acessar o Registrato”. Você será redirecionado a uma página com duas opções de entrada. Vá pela conta gov.br.

Outra opção de verificação é pelo Serasa. A consulta é gratuita. Basta fazer um cadastro no site de consulta da instituição. Além disso, na plataforma, há uma ferramenta chamada Serasa Antifraude, que notifica os consumidores, via e-mail ou SMS, caso:

  • CPF seja consultado no momento em que uma compra for feita;
  • CPF seja verificado na realização de um empréstimo;
  • CPF seja utilizado para abrir uma empresa;
  • Seu nome esteja sendo encaminhado para ser negativado;
  • Seu nome seja retirado da lista de inadimplência.

Como proteger seu CPF

Como a possibilidade de fraude existe, o que os cidadãos podem fazer é tomar algumas medidas de prevenção e segurança para assegurar que não sejam vítimas de golpes.

continua depois da publicidade

A principal delas é não informar o número do seu CPF para pessoas estranhas e não divulgar o documento em redes sociais. Além disso, é importante evitar atrelar contas em sites ou lojas por meio de CPF. Esse recurso deve ser usado somente em casos de grande necessidade.

Por fim, realizar uma consulta periódica do seu CPF no Banco Central e na Serasa, a fim de estar sempre a par das movimentações realizadas com o número do seu cadastro.