Imposto de Renda: novo lote residual será pago hoje; saiba consultar

Vale ressaltar que os pagamentos serão redirecionados para as contas que foram cadastradas no ato da declaração do IR. Saiba mais.

Nesta sexta-feira (29), a Receita Federal procederá com o crédito na conta bancária dos contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). São as restituições do lote residual referentes ao mês de outubro, também contemplando restituições de contribuições de exercícios anteriores.

continua depois da publicidade

Conforme os dados da Receita Federal, serão depositados R$ 448,5 milhões em créditos bancários que contemplarão 292.752 contribuintes. Os contribuintes, que possuem prioridade com base na lei, são R$ 169.234.573,08.

Desse número, 4.593 são idosos com idade superior aos 80 anos, 40.459 entre 60 e 79 anos,  3.862 com alguma doença grave, deficiência ou moléstia grave e 14.520 são aquelas cuja maior fonte de renda provenha do magistério.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que os pagamentos serão redirecionados para as contas que foram cadastradas no ato da declaração do IR. Quando ocorre de os depósitos não serem creditados, os valores ficam disponíveis por até um ano para serem resgatados no Banco do Brasil.

Muitas vezes, problemas na conta podem ser uma das justificativas para o valor não ser creditado. Um exemplo, é a extinção da respectiva conta. Todas as informações sobre o processo de restituição do Imposto de Renda podem ser adquiridas por intermédio de alguns canais, que incluem aplicativo da RF para sistemas operacionais Android e IOS ou no site do órgão na opção “Meu Imposto de Renda”.

Após localizar essa opção, é só clicar em Consultar a Restituição. Todos os detalhes estarão disponíveis ao contribuinte nesse setor da plataforma da RF. Já para quem busca resgatar o valor da restituição que não foi creditado em conta, é possível buscar por meios eletrônicos através do portal oficial do Banco do Brasil.

continua depois da publicidade

Outra possibilidade é ligar na Central de Relacionamento do respectivo banco por meio dos telefones  4004-0001 (exclusivo para capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).