Quais as diferenças entre o Enem impresso e digital em 2021? Entenda aqui

Para ajudar o estudante, foram estabelecidos alguns critérios no edital do Enem que explicam as vantagens e desvantagens de quem opta pela versão digital.

Mais de três milhões de estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, segundo informações do Ministério da Educação. As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. O estudante, no ato da inscrição, teve a opção de escolher entre a versão impressa ou digital.

continua depois da publicidade

Lembrando que essa possibilidade de escolha foi dada apenas para os estudantes que estavam concluindo o ensino médio neste ano ou aquelas pessoas que já terminaram. A versão impressa continua sendo ainda a mais procurada pelos candidatos. Neste ano, 3.040.871 participantes se inscreveram para fazer a prova na versão impressa.

Já a versão digital, feita no computador disponibilizado no local da prova, somaram 68.891 inscritos. Para a avaliação digital, foram disponibilizadas 101.100 vagas.

continua depois da publicidade

Versão impressa x versão digital do Enem 2021

A implantação das duas versões de avaliação aconteceram em decorrência da pandemia da COVID-19. A novidade agradou o Ministério da Educação, por isso a meta será manter as duas versões nos próximos exames, pelo menos até o ano de 2026.

As versões diferentes de avaliação acabam deixando alguns candidatos em dúvida. Qual versão vai ser a melhor para fazer o exame? Para ajudar o estudante, foram estabelecidos alguns critérios no edital do Enem que explicam as vantagens e desvantagens de quem opta pela versão nova, a digital. Os critérios são:

  • Ficou estabelecido que o Enem 2021 versão digital seria realizado, apenas, nos locais autorizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
  • O candidato vai precisa comparecer ao local de prova determinado pelo Inep para fazer o exame, não sendo possível usar o seu computador;
  • A avaliação será realizada no mesmo horário da prova impressa, seguindo o horário de Brasília (DF). Os portões serão abertos às 12 horas e fechamento às 13 horas. E, o exame iniciado às 13h30;
  • Caso o candidato tenha feito a opção pelo Enem 2021 digital, não será permitido fazer a inscrição na também na versão impressa;
  • Todas as provas objetivas serão apresentadas e respondidas no formato online;
  • No caso da redação será dada uma folha para que o candidato possa escrever à mão. Sendo necessário levar caneta.

Já a versão impressa, que sempre foi a forma de avaliação utilizada pelo Enem, com perguntas e respostas na folha de papel, o candidato tem a opção de fazer a inscrição em todos os estados e no Distrito Federal. Qualquer pessoa pode se inscrever até mesmo para fazer o exame como treineiro.

continua depois da publicidade

Provas do Enem 2021

Os candidatos farão quatro provas objetivas (com 45 questões cada). Serão avaliados os conhecimentos em ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também será feita a redação.

No dia 21 de novembro, será o primeiro dia do Enem 2021. Serão aplicadas provas de tecnologias, ciências humanas, linguagens e códigos, além da redação. No dia 28 de novembro, serão as provas matemática, ciências da natureza e suas tecnologias.