Saiba como identificar e se proteger de golpes durante a Black Friday

Os golpes são mais voltados para o e-commerce. Para quem prefere aproveitar as oportunidades pela internet, todo o cuidado é pouco.

Uma das melhores oportunidades para se comprar algum produto desejado é durante a Black Friday, que ocorre na última sexta-feira do mês (26/11). Porém, vários fatores devem ser observados para não cair em golpes ou comprar gato por lebre, como diz o velho ditado. Os perigos nas compras da Black Friday podem variar entre promoções fajutas e sites falsos.

continua depois da publicidade

Os golpes são mais voltados para o e-commerce. Para quem prefere aproveitar as oportunidades pela internet, todo o cuidado é pouco. Os especialistas apontam pelo menos dois tipos de golpes comuns e crescentes durante a Black Friday.

No primeiro, os estelionatários buscam dados das vítimas, tais como: número do cartão de crédito e as demais informações que permitem compras pela internet. De posse dos dados, os estelionatários podem fazer compras em diversas lojas. O segundo golpe, mais antigo, consiste em vender produtos com preços atraentes e, após o pagamento via boleto, o cliente não recebe o produto.

continua depois da publicidade

A maioria dos sites são clones de marcas conhecidas e confiáveis. Eles utilizam o mesmo tema e aparência para induzir o cliente a realizar compras com mais confiança. Igualmente, investem em muita publicidade em redes sociais e promovem disparos em massa de e-mails e mensagens via SMS.

Portanto, é sempre bom avaliar detalhes dentro da plataforma e nunca preencher nenhum formulário ou repassar dados sem antes conferir o site. Os criminosos utilizam da prática de Phishing-as-a-Service (PHaaS), que é a técnica de desenvolver esses sites para outros clientes golpistas. Em linhas gerais, entendemos que já existem até prestadores de serviços para golpistas.

Falsas promoções

Há alguns anos anteriores, foi identificado outro tipo de golpe. Mas esse, muitas vezes, vem de lojas e produtos reais. É o chamado golpe da falsa promoção, onde produtos são anunciados com até 50% ou 60% de desconto, mas na verdade sem alteração no valor de mercado.

continua depois da publicidade

Para não cair nesse golpe que já foi flagrado até em lojas físicas, é importante fazer uma pesquisa de comparação de preços daquele respectivo produto. Sites como o Black Friday de Verdade e Buscapé oferecem esse serviço de comparativo de preços na Black Friday.

Assim, o cliente poderá ter uma noção de quanto realmente está tendo de promoção.